Grande celebração do Dia C será nesta quinta

Publicado em: 29 junho - 2021

Leia todas


Está chegando a hora de celebrar tudo o que as cooperativas fazem pelas suas comunidades. O Dia C, movimento de iniciativas voluntárias e transformadoras, tem nome de dia, mas acontece ao longo de todo o ano, mostrando que as atitudes simples transformam as realidades. Em 2021, a unidade nacional do Sistema OCB resolveu celebrar esse movimento mais cedo: no dia 1º de julho, iniciando o período de celebração, já que unidades estaduais e, também, cooperativas, realizam eventos para comemorar os resultados em nível regional.

E se tem uma coisa que a gente gosta de mostrar é o resultado desse compromisso que as coops têm com as suas comunidades, materializado por meio de milhares de pessoas beneficiadas. Só neste ano, o sistema do Dia C já recebeu a inscrição de 1295 iniciativas, que beneficiaram mais de 130 mil pessoas. Ah, e vale destacar que essas ações envolvem o trabalho voluntário de quase 1,3 mil pessoas.

“A gente sabe que as cooperativas estão muito comprometidas com suas comunidades e que, ao longo de todo o segundo semestre, as ações em prol das pessoas tendem a aumentar, por isso, esses números parciais são bons indicadores de que é possível alcançar o sucesso dos números do ano passado e, quem sabe, ir além, transformar mais”, avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Humano das Cooperativas, Geâne Ferreira, o ramo que está à frente em número de iniciativas registradas é o Crédito. “As coops do SNCC são responsáveis por 86,2% de todas as iniciativas registradas até agora. Mas a gente sabe que todos os ramos estão comprometidos e vão contribuir com a transformação local”, comenta Geâne.

PANDEMIA

Outro dado relevante, apontado pelo sistema do Dia C é que 1/3 das iniciativas já realizadas ainda se preocupam em minimizar os efeitos da pandemia, especialmente no que se refere à fome. De janeiro à meados de junho, mais de 2,6 mil cestas básicas e 4 toneladas de alimentos já foram distribuídos a quem precisa.

Com relação aos ODS, vale destacar que, dos 17 ODS, 10 estão contemplados nas iniciativas que já ocorreram. Os principais em números de ações são:

  • ODS 3 (Saúde e bem estar) com 42,6%;
  • ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), com 37,2%;
  • O ODS 1 (Erradicação da pobreza) já registra 7,4%.

INTERNACIONAL

Aqui no Brasil, a celebração do Dia C também marca a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho. E como as cooperativas têm sido essenciais para a superação dos desafios socioeconômicos causados globalmente pela pandemia do novo coronavírus, o tema da celebração deste ano, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é: Juntos reconstruímos melhor.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esse dia especial é celebrado desde 1923, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou como o Dia Internacional do Cooperativismo e estabeleceu sua comemoração anual, sempre no primeiro sábado do mês de julho.

“Neste ano, o objetivo é simples: mostrar como as coops de todo o mundo estão enfrentando a crise causada pela covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente”, relembra Márcio Freitas.

Para os cooperativistas, o Dia Internacional do Cooperativismo é a ocasião ideal para demonstrar que o modelo de negócios – centrado nas pessoas, baseado nos valores do movimento, na responsabilidade social e no senso de comunidade – permite reduzir as desigualdades, criar prosperidade comum a todos e responder aos impactos imediatos causados pela pandemia.

E querem saber? As cooperativas estão fazendo muito bem esse dever de casa. Para se ter uma ideia, ao redor do mundo, já há mais de 3 milhões de coops, às quais 12% da população global estão vinculadas, ou seja, uma em casa seis pessoas do planeta já é coop. Ah, e vale destacar que as cooperativas geram 10% de todos os postos formais de trabalho existentes no globo.

Aqui, os números também são expressivos. Mais de 15,5 milhões de brasileiros encontram trabalho nas 5,3 mil cooperativas espalhadas de norte a sul do país. Além disso, essas mesmas coops empregam mais de 425 mil pessoas.

NÚMEROS DE 2020

Em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total de iniciativas realizadas no ano passado foi 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

“Gratidão é a palavra que melhor define o nosso sentimento em relação ao compromisso das cooperativas com o país e que foi mostrado ao longo de todo o caótico 2020. O ano passado não foi fácil, mas, mesmo assim, o número de pessoas beneficiadas com as iniciativas do Dia C cresceu 197% em relação à 2019. O mesmo ocorreu com a quantidade de coops envolvidas. O percentual foi de mais de 30%, considerando o resultado de 19. E, mesmo com o distanciamento social, o número de voluntários também foi maior”, avalia a gerente de Desenvolvimento Humano das Cooperativas, Geâne Ferreira.

O ramo com mais iniciativas realizadas foi o Crédito, com 2.025, sendo que, desse total, 1.558, ou seja, 76,4% tiveram como focos o combate ao coronavírus e a diminuição dos efeitos da covid-19.

A maior parte das iniciativas do Dia C, em 2020, estava relacionada ao ODS Saúde e bem-estar. Das 2,8 mil iniciativas e ações, 1.480 estavam focadas nesses dois aspectos, sendo que – desse total – 1.214 estavam ligadas à redução dos efeitos da pandemia.

PROGRAMAÇÃO 2021

GRANDE CELEBRAÇÃO DO DIA C

Quando: 1º de julho, às 17h

Onde: no canal do Somoscoop, no Youtube.


Fonte: Sistema OCB


Notícias Relacionadas:



Publicidade