IAP: Novo portal garante mais facilidade ao usuário de serviços ambientais

Publicado em: 16 junho - 2016

Leia todas


Para encerrar as comemorações da semana do meio ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) lançou na sexta-feira (10/06) o seu novo portal. O site, desenvolvido em parceria com a Celepar, foi criado com o objetivo de ser mais acessível e transparente para a sociedade.

Problemas – “Recebíamos muitas reclamações dos usuários quanto as dificuldades de acesso a algumas informações e conteúdos. O novo portal vem para diminuir esses problemas. Além disso, a ideia é ser cada vez mais transparentes nas nossas ações”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Acessos – O site registra uma média de mais de 45 mil acessos mensais e é um dos dez mais acessados do Governo do Estado. O portal anterior, atendia algumas exigências legais com relação a transparência, como os licenciamentos ambientais vigentes, editais de notificação, termos de compromisso, estudos ambientais.

Conteúdo – O novo site mantém o conteúdo, mas tem um novo layout que facilita a navegação do usuário, e, além disso, está integrado com os sistemas de informação desenvolvidos pelo IAP, como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na qual o usuário pode solicitar e emitir alguns licenciamentos e dispensas de licenciamento online, e a transmissão da qualidade do ar em tempo real.

Praticidade – “A ideia foi de portal que se comunicasse nos mesmos moldes que o SGA, uma vez que nosso objetivo é acabar com os processos físicos, padronizando e parametrizando procedimentos. Dessa forma, o usuário poderá encontrar informações de maneira mais prática, ou seja, dando menos cliques possíveis”, explica o chefe do departamento de informática do IAP, Elias José Rodrigues.

Mudanças – O novo site foi desenvolvido para outras plataformas além do desktop, isto é, ele se adapta ao mecanismo que é acessado, seja computador, celular ou tablet. Com a modernização do layout, afirma o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, os usuários terão acesso aos conteúdos mais recorrentes, desenvolvido a partir de uma análise dos perfis dos cidadãos. “Além de mais transparência, esta parceria tem por objetivo gerar facilidades à população paranaense na obtenção de informações e serviços públicos do IAP, por meio da utilização de tecnologia de ponta”.

Botões – Foram criados botões para facilitar a busca dos serviços mais usados na página, como a solicitação do licenciamento ambiental, acompanhamento da solicitação, requerimento de mudas, certidão negativas, taxas e boletos, entre outros.

Menus – Os menus também foram definidos por área de acesso dos usuários, como informações pertinentes sobre o IAP, licenciamento ambiental, monitoramento, fiscalização, unidades de conservação, restauração e monitoramento florestal e serviços e informações.

Atualizações – Durante as próximas semanas, o site continuará recebendo atualizações de conteúdo importantes para que fique mais enxuto e claro ao usuário ambiental. (Agência de Notícias do Paraná)



Publicidade