Integração internacional no cooperativismo agropecuário

Publicado em: 07 abril - 2017

Leia todas


Lideranças cooperativistas de diversos países reuniram-se hoje (4/4) na sede do Sistema OCB, em Brasília, para o intercâmbio entre a ICAO (Organização Internacional das Cooperativas Agropecuárias) com a Rede Interamericana de Cooperativas Agropecuárias. O objetivo da reunião foi promover a troca de conhecimentos sobre o cenário atual do cooperativismo agropecuário pelo mundo, oferecendo aos participantes uma visão crítica sobre pontos estratégicos para o setor.

Após uma apresentação sobre o trabalho realizado pelo Sistema OCB em prol do cooperativismo brasileiro, os participantes puderam conhecer o panorama atual das cooperativas agropecuárias no Brasil, em uma apresentação conduzida pelo coordenador do ramo Agro no Sistema OCB, Paulo Cesar Nascimento. “O resultado positivo das exportações mostra que o segmento trabalha com produtos de qualidade, tornando-se referência em muitos itens. Em 2016, as cooperativas brasileiras contabilizaram US$ 5,1 bilhões em vendas ao exterior”, destacou.

O Diretor Geral da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI-Américas), Manuel Mariño, falou sobre a atuação da Rede e, na sequência, o presidente da Confederação de Cooperativas da Argentina (Coninagro), Carlos Iannizzotto, relatou também os trabalhos da instituição que representa. Ambas com o objetivo central de reunir e fortalecer os interesses de cooperativas do ramo agro.

Abordando o tema “seguro agrícola”, o convidado Gustavo Mina, representante da Sancor Seguros, a maior cooperativa de seguro agrícola da América do Sul, fez uma palestra chamando a atenção dos líderes cooperativistas para a importância deste produto. Em seguida, representantes Uganda, Japão, Índia, Turquia e Polônia participaram de um painel apresentando oportunidades de negócios reais e possíveis a partir de suas experiências para cooperativas agropecuárias. A programação encerrou com um debate sobre “Como a ICAO e a Rede podem trabalhar juntas para promover o cooperativismo agropecuário”.

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB e membro do Comitê Executivo da ICAO, avaliou o evento como uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido: “Nós, no papel de instituição representativa, geramos entregas para nossas cooperativas. Reuniões como esta oportunizam isto. A minha expectativa é que, com tudo o que vimos aqui hoje, possamos cada vez mais entregar produtos e soluções melhores para nossas cooperativas”. E completou: “Sou muito grato à presença de cada um, que veio de tão distante, honrar o nosso cooperativismo. Espero sinceramente que daqui surjam muitas relações entre nossas cooperativas“.

Esta foi a primeira vez que a ICAO promoveu uma de suas reuniões semestrais no continente americano. A próxima de 2017 está programada para ocorrer na Malásia.​



Publicidade