ISAE/FGV inicia programa de formação de presidentes de cooperativas em Campo Grande

Publicado em: 11 julho - 2017

Leia todas


O ISAE — Escola de Negócios, uma das escolas brasileiras conveniada com a Fundação Getulio Vargas (FGV), iniciou em 27 de junho, em Campo Grande (MS), a primeira turma do Programa Internacional de Formação de Presidentes de Cooperativas, em parceria com o Sistema OCB/MS.

O objetivo do curso é aprimorar competências de liderança no segmento. As 24 cooperativas que participarão do curso, como Sicredi, Cergrand, Conacentro, entre outras, respondem por 10% do PIB do Mato Grosso do Sul. A abertura será realizada pelo diretor acadêmico do ISAE, Antônio Raimundo, pelo coordenador do curso, professor Rodrigo Casagrande e pelo presidente da OCB, Celso Régis.

No mesmo dia, na parte da tarde, os alunos terão o primeiro seminário do curso, de Contextualização, com a professora Fabiana Crivano, que tratará de temas como Pacto Global, PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável), dinâmicas interpessoais e comunidade de aprendizagem. Os outros módulos do curso, que segue até março do ano que vem, tratam de temas como liderança, renovação institucional, gestão estratégica, sustentabilidade financeira, governança cooperativa e processo de sucessão.

Há, ainda, um módulo internacional de 40 horas (opcional), na Alemanha, com aulas na Cologne Business School, que analisará boas práticas internacionais em temas como Gestão Estratégica (oportunidades e ameaças de negócios, competitividade, empreendedorismo), além de marketing e gestão da inovação, entendendo técnicas e o ambiente de marketing internacional.

“É um programa que nos desafiou a formular uma metodologia de ensino que valorize o estoque de conhecimento desses presidentes de cooperativas. Ou seja, temos que considerar ao ativos em forma de conhecimento que esses profissionais trarão e fazer com que eles venham emergir e se combinem com a teoria que vamos levar para a sala da aula. Queremos estabelecer conexões entre o conceito e a prática. Vamos criar um ambiente extremamente rico em conhecimento, partilhamento e cocriação”, destaca o coordenador do programa, Rodrigo Casagrande.

O programa será realizado nas instalações do Cescop (Av. Ceará, 2.245 — Vila Célia, Campo Grande-MS) no dia 27 de junho (terça-feira), a partir das 8 horas.



Publicidade