MG: 81 coops no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

Publicado em: 22 julho - 2021

Leia todas


Este ano, 310 cooperativas brasileiras se inscreveram no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Destas, 81 são mineiras e estão distribuídas entre os ramos Agropecuário; Crédito; Saúde; Transporte e Trabalho; Produção de Bens e Serviços. O número representa um acréscimo de 16% em relação a edição anterior.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, destaca a importância da participação das cooperativas mineiras na premiação. “Em todas as edições desta, que é uma premiação em âmbito nacional, Minas Gerais têm se destacado com um elevado número de vencedoras. Isso é muito relevante para consolidar o amadurecimento e profissionalização dos processos de gestão das instituições”.

As participantes do certame já finalizaram o preenchimento do Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC – 2021). Porém, para aquelas que ainda não fizeram o preenchimento da ferramenta, o PDGC ainda está em vigência e as cooperativas podem realizar o diagnóstico de sua gestão e governança até dezembro 2021. Até o dia 30 de junho, data limite para as inscrições na edição 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, 95 cooperativas mineiras já haviam concluído o novo ciclo do PDGC.

As 100 primeiras colocadas deverão preparar os documentos previstos do edital e iniciar a preparação para receber a visita da banca examinadora, que será no formato virtual.

Desenvolvimento e Monitoramento

Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocemg realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, uma série de ações. No primeiro semestre de 2021, foram promovidas, ainda na modalidade virtual, 21 mentorias, com 214 participantes; um workshop e visitas técnicas, totalizando 137 visitas e 361 horas técnicas.

As visitas técnicas virtuais têm o propósito de auxiliar as cooperativas na construção dos planos de melhorias identificados pelas instituições ao final do diagnóstico do PDGC e para orientar no adequado preenchimento dos questionários. As atividades podem ocorrer por demanda das cooperativas ou, até mesmo, da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema Ocemg, que entra em contato telefônico fazendo o convite. Após o aceite, são enviados para os participantes os links das reuniões. Na prática, as visitas técnicas virtuais seguem o padrão das visitas presenciais, com a adaptação da metodologia e a divisão do conteúdo em cargas horárias diárias, conforme necessidade da cooperativa.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão tem como objetivo reconhecer as cooperativas de todo o país que se destacam por promover o aumento da qualidade e da competitividade de suas atividades e estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão.

Na última edição do certame, realizado a cada dois anos, as cooperativas mineiras receberam mais de 50% do total das premiações, com representantes em todas as categorias – Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, inclusive nos Destaques de Melhoria Contínua e de Governança Cooperativista.

Para este ano, o Sistema OCB preparou novidades para o Prêmio. As visitas técnicas serão virtuais, o que possibilitará o aumento do número de cooperativas visitadas. Além disso, aquelas que participarem do ciclo de premiação deste ano e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando as que foram avaliadas e possuem processos de excelência.

Outra novidade para esta edição do prêmio é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às cooperativas que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.


Fonte: Sistema Ocemg


Notícias Relacionadas:



Publicidade