OAB-DF lança Comissão de Assuntos Cooperativos

Publicado em: 24 junho - 2016

Leia todas


Advogados atuarão com o objetivo de promover um ambiente jurídico favorável ao desenvolvimento das cooperativas do DF

Uma grande conquista para o movimento cooperativista do Distrito Federal. No dia 22 de junho, a partir das 18h30, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) lançará, oficialmente, a Comissão de Assuntos Cooperativos, criada com o apoio do Sistema OCDF em parceria com o Sistema OCB. A cerimônia ocorrerá a partir das 18h30, na sede da entidade, em Brasília, e será marcada pelo evento Cooperativismo – Uma Solução Viável para a Atualidade.

O evento oferecerá dois painéis. O tema do primeiro é “O cooperativismo de crédito como ferramenta de desenvolvimento social”. O orador é o diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen. O segundo diz respeito ao modelo cooperativo como alternativa na geração de trabalho, que contará com a participação do assessor jurídico do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ), presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB/RJ e do Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP), Ronaldo Gáudio.

SAIBA MAIS – Criada no primeiro semestre deste ano, a Comissão de Assuntos Cooperativos nasceu da iniciativa dos advogados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), em parceria com a atual Diretoria da OAB-DF, entre outras lideranças cooperativistas.

ATRIBUIÇÕES – Dentre as atividades que compõem o plano de trabalho da comissão, estão a promoção de estudos e debates sobre o cooperativismo, a atuação junto às autoridades públicas, visando à preservação e aprimoramento do modelo cooperativista, e a capacitação de advogados em matéria de cooperativismo.

COMPOSIÇÃO – A comissão é presidida pelo conselheiro seccional da OAB-DF, Ítalo Maciel. A vice-presidência é ocupada pela gerente sindical da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Jucélia Ferreira. Segundo ela, a comissão vem contribuir muito para a promoção dos interesses gerais do cooperativismo.