OCB avança em reuniões com parceiros internacionais

Publicado em: 28 maio - 2021

Leia todas


Desde o início da pandemia, a OCB tem avançado na cooperação com organizações pares em diversos países. Também ampliamos a participação do cooperativismo brasileiro nos 13 organismos internacionais de que a OCB é membro ativo. Somente neste ano, foram organizadas reuniões com parceiros de cooperativismo em 12 países para tratar de cooperação técnica e acadêmica e de promoção comercial.

REINO UNIDO: Avançando nas tratativas internacionais, o representante do Brasil no Conselho de Administração da ACI, Onofre Filho, presidente do Sistema OCB/MT, participou de reunião com a Reitora da Faculdade do Cooperativismo do Reino Unido, Cilla Ross. A entidade britânica fundada em 1919 é a instituição de ensino cooperativista mais antiga do mundo ainda em funcionamento. A Faculdade, que é herdeira do Movimento de Rochdale, é referência internacional na formação de lideranças e gestores de cooperativas. A reunião com a OCB tratou de oportunidades de cooperação com as entidades de ensino do cooperativismo no Brasil.

QUÊNIA: O intercâmbio acadêmico foi o foco também da conversa com a professora Esther Gisheru, vice-reitora da Universidade Cooperativa do Quênia, maior centro de formação em cooperativismo do Continente Africano. Esther manifestou interesse em trabalhar em conjunto com a OCB para a formação de uma plataforma de cooperação global para a promoção da educação em cooperativismo.

NEPAL: Uma reunião bilateral foi realizada com a vice-presidente da Confederação Nacional de Cooperativas do Nepal, Om Devi Malla, que também representa o país asiático no Conselho de Administração da ACI. Foram discutidas oportunidades de cooperação técnica entre cooperativas dois países.

O Nepal possui um robusto movimento cooperativista, com grande participação econômica nos setores agropecuário e de crédito. O país também se destaca na participação feminina nas cooperativas, assim como nas lideranças dos empreendimentos cooperativistas. Segundo dados da Confederação Nacional, 62% dos membros das cooperativas do país são mulheres.

CANADÁ: Um intercâmbio virtual também foi realizado com a Universidade de Santa Maria, no Canadá. O Centro de Pesquisa em Cooperativismo da universidade é considerado uma das mais avançadas entidades de formação corporativa voltada ao cooperativismo. Em conversa com as professoras Sonja Novkovic, que preside o Comitê de Pesquisa da ACI, e Karen Meiner, que coordena o Centro de Pesquisa, foram discutidas oportunidades de cooperação para a realização de cursos de formação executiva de lideranças cooperativistas.

ARGENTINA: Por fim, também foi realizado um encontro com o Presidente do Instituto Nacional de Associativismo e Economia Social da Argentina, Alexandre Roig. O INAES é a estrutura governamental de fomento ao cooperativismo no país vizinho. A reunião, que contou com a participação do Secretário Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke, e do Diretor de Cooperativismo e Acesso a Mercados do MAPA, Márcio Madalena, tratou da cooperação entre Brasil e Argentina na Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul.

A RECM é um organismo internacional ligado ao Mercosul, que visa promover a integração dos movimentos cooperativistas dos países do Cone Sul. A OCB é membro-fundadora da entidade, que está em funcionamento desde o ano de 2001. Durante o encontro institucional, foram debatidos o planejamento de atividades e a cooperação comercial entre as cooperativas dos dois países.

Atuação lá fora

Há 32 anos, a OCB representa o cooperativismo brasileiro além das fronteiras nacionais. A Organização tem participado ativamente dos principais organismos internacionais voltados para a integração global do movimento cooperativista. O foco da atuação internacional está na representação dos interesses das cooperativas brasileiras, promovendo a intercooperação e facilitando o acesso dos produtos e serviços do cooperativismo nacional ao mercado internacional.


Fonte: OCB



Publicidade