OCB promove projeto Conhecer para Cooperar

Publicado em: 05 julho - 2016

Leia todas


AGRO9932

 

Começou hoje, em Brasília, a primeira etapa do projeto Conhecer para Cooperar, com foco no setor agropecuário. O evento está sendo realizado pelo Sistema OCB, com a intenção de promover uma imersão de representantes de entidades convidadas no universo cooperativista, visando ampliar a compreensão dos formuladores de política públicas quanto à realidade do cooperativismo agropecuário. O evento ocorre até quinta-feira, dia 7/7.

Além de representantes de cooperativas agropecuárias, de crédito e de unidades estaduais, a capacitação também conta com a participação do Banco Central, dos ministérios da Agricultura e da Fazenda, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro).

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o projeto Conhecer para Cooperar é uma excelente oportunidade de o cooperativismo mostrar sua capacidade contributiva para a economia nacional. “Este evento possibilita a troca de boas práticas e uma rodada importante de informações entre os agentes públicos e financeiros com as cooperativas agropecuárias. É fundamental promovermos a ampliação do nosso diálogo com esses agentes, pois, muitas vezes, a política pública não é a mais adequada ao setor, por falta de conhecimento técnico. E é com este objetivo, o de evitar que isso ocorra, que o Sistema OCB, realiza este evento”, comenta Renato Nobile.

O diretor executivo da cooperativa Frimesa, Elias Zydek, acredita que eventos como este contribuem com o desenvolvimento das cooperativas. “O cooperativismo tem assumido, ao longo do tempo, uma posição de grande responsabilidade socioeconômica do país. Então, é fundamental que, para isso, ela esteja sempre atenta à necessidade de atualização em todas as esferas, para darmos respostas ao nosso cooperado”, avalia a liderança.

ROTEIROS – A imersão possui um roteiro teórico, dividido em cinco módulos e composto de aulas expositivas, atividades interativas, dinâmicas em grupo, explorando conceitos, casos e exemplos concretos de cooperativas agropecuárias no Brasil. O objetivo é inserir os participantes no universo cooperativista, apresentando como está organizado o Sistema Cooperativista Brasileiro, o modelo e a gestão do negócio cooperativo, além do processo de governança cooperativa, em contraposição à governança corporativa.

Possui ainda um roteiro prático, dividido em três módulos, além das aulas presenciais, com a intenção de mostrar, na prática a realidade das cooperativas agropecuárias. Para isso, serão analisadas diversas cadeias produtivas, em 14 cooperativas, localizadas em seis estados diferentes.