OCB/PB comemora 44 anos de fundação nesta quarta-feira

Publicado em: 13 julho - 2016

Leia todas


Hoje é dia de comemoração na Casa do Cooperativismo Paraibano. É que, nesta data (6/7), o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado da Paraíba (OCB/PB) celebra 44 anos de fundação. A entidade representa, atualmente, 148 cooperativas, que reúnem 48.736 cooperados e empregam mais de 3 mil colaboradores.

O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, destaca que a história e as contribuições da entidade para o cooperativismo merecem ser comemoradas. “A OCB/PB exerce um papel importante na defesa dos interesses das cooperativas, além de oferecer orientação nas áreas jurídica e contábil, fundamentais ao desenvolvimento sustentado das cooperativas filiadas”, afirma.

Desde 2011, a OCB/PB é presidida pelo médico André Pacelli, que foi reeleito, em 2015, para mais quatro anos de mandato. Ao longo de sua história, a entidade foi presidida por cinco dirigentes: Carlos Pessoa Filho, Marcos Lemos Baracuhy, William Veloso, Paulo de Tarso Lucena, Rosandro Aranha Montenegro e Agostinho dos Santos.

PAPEL HISTÓRICO – Criada em 1972, a OCB/PB tem um papel central na história do cooperativismo paraibano. Grande parte desta história foi testemunhada por Laurisa Pessoa dos Santos, que foi a segunda secretária contratada pela entidade e permanece até hoje na função. Eram outros tempos. As cooperativas agropecuárias eram fortes e estavam em maioria, como se pode observar no livro de registro da OCB/PB. O enfraquecimento do ramo na Paraíba, na década de 1980, está entre os fatos que Laurisa destaca como marcantes da história da entidade.

“Por outro lado, nós vimos, nesse mesmo período, o crescimento de ramos como Saúde e Crédito, que hoje são os mais fortes do estado. Além de cooperativas de outros ramos que surgiram como Turismo, Transportes e Especial, por exemplo”, comenta a secretária executiva.

DESAFIO – A inauguração da sede da entidade, em 1983, e a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB), em 1999, também são marcos importantes na história da OCB/PB. “Nós avançamos muito. Hoje, a OCB/PB é reconhecida e respeitada junto ao poder público e outros parceiros importantes. Mas ainda é preciso fortalecer mais a cultura cooperativista na Paraíba”, observa Laurisa Pessoa.



Publicidade