Ocepar lança livro sobre atuação das cooperativas em pesquisa e extensão

Publicado em: 22 julho - 2016

Leia todas


A Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar (Getec) acaba de lançar o livro “Pesquisa e Extensão Rural no Cooperativismo Paranaense”.

De acordo com os autores, a obra apresenta um levantamento do tamanho e do enfoque das cooperativas do Paraná na prestação destes serviços, contando, ainda, com um estudo de seu histórico e suas perspectivas, visando fornecer ao leitor uma melhor compreensão de como o setor se organizou nos últimos anos, qual é a sua situação atual e o que é possível esperar para o futuro. O livro contém 76 páginas e tiragem de mil exemplares, que começaram a ser enviados às cooperativas e entidades parcerias nesta semana.

Pesquisa – Para identificar a atuação do cooperativismo paranaense nessas áreas, a equipe técnica da Ocepar realizou uma pesquisa com as filiadas. De um total de 74 cooperativas do ramo agropecuário, foram identificadas 15 que são mais atuantes na área de pesquisa agropecuária, no Paraná, em 2015. Ao todo, são 54 pesquisadores e 218 colaboradores que contam com uma estrutura de 14 laboratórios e áreas para experimentação e demonstração de resultados, que abrangem 1.138,55 hectares.

Cada cooperativa atua de acordo com as necessidades dos seus cooperados. Em assistência técnica, foram identificados 1.816 profissionais, sendo 1.457 de nível superior e 359 de nível médio. São eles que contribuem para realizar o serviço de transferência de tecnologia gerada pela pesquisa e que tem proporcionado ganho de produtividade e renda aos milhares de agricultores paranaenses. (Fonte: Assimp Ocepar)

Clique aqui para acessar na íntegra o conteúdo do livro