OIE reconhece laboratório brasileiro como referência internacional

Publicado em: 02 junho - 2016

Leia todas


O Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro-SP), localizado em Campinas, foi oficialmente reconhecido como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária (gripe aviária) e doença de Newcastle. O anúncio foi feito durante a Assembleia de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que terminou sexta-feira (27/05) em Paris.

Validade mundial- “Com esta decisão, todos os diagnósticos feitos pelo laboratório terão validade mundial, o que vai dispensar o envio de amostras para outros países”, diz o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, que participa da reunião na França.

América Latina- Até hoje, não havia nenhum laboratório de referência para as duas doenças na América Latina. A partir de agora, todos países latinos passam a contar com um centro de referência mais próximo. “Esse reconhecimento foi feito por 180 países e representa a competência máxima para diagnóstico das duas enfermidades, que são altamente impactantes no comércio nacional e internacional de aves, seus produtos, subprodutos e material genético”, afirma Marques.

Rede – O Lanagro de São Paulo faz parte da rede de laboratórios do Mapa. Nos últimos anos, o governo federal investiu cerca de R$ 4 milhões por ano para manutenção de atividades da unidade. Em 2006, por exemplo, foram aplicados mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos para implantação do laboratório de biologia molecular.

Doenças – O Brasil é considerado livre de gripe aviária. Tanto esta enfermidade quanto a doença de Newcastle são de notificação obrigatória. (Mapa)



Publicidade