PDGC é ferramenta para a excelência no cooperativismo

Publicado em: 23 junho - 2016

Leia todas


O Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) é uma realidade em diversas cooperativas do Brasil e vem fazendo a diferença em muitas delas. As mudanças ocorrem com a adoção de boas práticas de gestão e de governança nas cooperativas e os resultados são visíveis na melhoria da renda. Além disse, o programa é porta de entrada para o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado de dois em dois anos, sendo que o próximo acontecerá em 2017.

Observamos neste evento promovido pela OCB de Mato Grosso uma grande diversidade de ramos participando do Workshop PDGC, e isso demonstra o trabalho bem amplo que vem sendo realizado pela Organização junto às cooperativas”, disse Luciana Santos Lima, da Fundação Nacional da Qualidade e facilitadora do Workshop, realizado no dia 16 de junho. “Esse Workshop teve como objetivo a apresentação do Programa e o nível de maturidade ‘Primeiros Passos’, e quanto maior o número de cooperativas entendendo o processo, melhor”, ressaltou.

Participaram do Workshop representantes de 21cooperativas, dos ramos: Mineral, Saúde, Trabalho, Agropecuário, Crédito, Educacional e do Transporte. “O Sistema OCB/MT faz um trabalho com as cooperativas de sensibilização e capacitação de seus dirigentes e funcionários através de Workshop e outras ações. Nossa proposta é apresentar o PDGC como ferramenta importante para o desenvolvimento da autogestão e governança das cooperativas, com a adesão cada dia maior ao Programa”, disse Analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Georgeana Caldas Siles.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, ressaltou que o Sistema e as cooperativas acreditam no formato do PDGC e investem nesse modelo. “Acreditamos tanto que Mato Grosso foi destaque no último Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, onde teve a maior participação proporcional, com 3,1% das cooperativas premiadas, e a segunda classificação, proporcional, foi o estado do Espirito Santo com 2,2%. Em 2017 queremos ter uma presença ainda maior”.

Para o presidente o Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, “o investimento em conhecimento sempre será a melhor forma de dar sustentabilidade e rentabilidade às cooperativas e consequentemente uma melhor renda aos cooperados”. Ele disse aos representantes das cooperativas que participaram do Workshop do PDGC, que “o I.COOP – Faculdade do Cooperativismo – vai dar um suporte ainda maior na formação da nossa gente, com uma educação especializada em nosso negócio”.

O PDGC tem sua Metodologia pautada no Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e aumento da competitividade nas organizações, conduzindo-as pelo Caminho da Excelência. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)



Publicidade