“Planetário Móvel”: mais de 4 mil pessoas já participaram da ação do Sescoop/SP em 2017

Publicado em: 01 junho - 2017

Leia todas


Ação já foi levada para sete municípios do interior paulista

O projeto “Planetário Móvel”, promovido pelo Sescoop/SP em parceria com as cooperativas paulistas, leva a crianças e adolescentes de escolas públicas, entidades e cooperativas educacionais de todo o Estado de São Paulo a oportunidade de chegar um pouco mais perto do espaço, com um planetário que apresenta planetas, estrelas e meteoros, além de explicações sobre o cosmos, as constelações e muito mais.

O projeto, criado em 2015, já atendeu, somente neste ano, ações de sete cooperativas e atingiu mais de 4 mil pessoas. O planetário passou pelas cidades de Amparo e Assis, com ações das Unimeds locais, e Araraquara, Leme, São Sebastião da Grama, Porto Ferreira e Ourinhos, em ações das cooperativas educacionais Coeducar, Coopel, Coopgram, Coefe e Colégio Pólis, respectivamente.

O projeto busca ser uma atividade de divulgação científica acessível a diversos públicos e despertar nos participantes atitudes mais responsáveis em relação ao planeta Terra e ao universo. “A iniciativa, ao contrapor a humanidade à escala cósmica, fornece elementos para uma reflexão sobre nossa atuação em relação aos padrões de consumo, pressão sobre ecossistemas e esgotamento de recursos naturais”, explica o analista de Projetos Sociais e Sustentabilidade do Sescoop/SP, Fábio Pellaes.

Em Amparo, a ação atendeu cerca de 500 crianças e adolescentes. “Todos saíram de lá encantados. O público impactado reside em regiões carentes da cidade e dificilmente tem acesso a ações assim, então foi um acontecimento e tanto para eles”, conta a profissional de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Unimed Amparo, Fernanda Fonseca. Na opinião de Bethina, de 7 anos, filha da colaboradora da Unimed Amparo, Daniela Pelinson, participar do planetário foi muito divertido. “Gostei de tudo, principalmente da hora que a imagem girou e mostrou as estrelas. Conheci Júpiter e seus anéis”, conta.



Publicidade