Prefeito Rafael Greca confirma presença no Dia de Cooperar

Publicado em: 01 junho - 2017

Leia todas


Pelo quarto ano consecutivo, o Sistema Ocepar participará da mobilização nacional em prol do voluntariado: Dia C – Dia de Cooperar, que acontecerá no primeiro sábado de julho (01/07), data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Em Curitiba, o evento será no Parque São Lourenço no período da tarde com a presença do prefeito da capital, Rafael Greca. Tanto a confirmação em sua agenda oficial como a autorização da utilização de toda a estrutura do Parque São Lourenço, foram discutidas em 25 de maio, durante audiência na sede da prefeitura, com as presenças de Greca, do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, do secretário de Abastecimento, Luis Gusi, e do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Cooperativismo – “Sou um adepto da filosofia da cooperação, precisamos sim disseminar a cultura do cooperativismo, que já é uma realidade no interior do Brasil”, disse Greca durante a audiência. O prefeito também argumentou que outras parcerias podem ser firmadas entre o poder público e o sistema cooperativista. “Podemos levar para as escolas, no contra turno o ensino da cooperação, explicar aos jovens que as cooperativas não são só agrícolas, tem cooperativas de saúde, como a Unimed as de crédito e outras. É uma herança europeia, mas que pode ser transferida para o setor urbano”, disse Greca. O dirigente também citou a possibilidade de realização, de forma conjunta da Feira dos Sabores ou Feira da Colheita no Mercado Municipal de Curitiba, com o objetivo de promover produtos dos pequenos agricultores e também das cooperativas. “São muitas ideias que podem ser implementadas e contam com a nossa simpatia”, frisou.

Apoio  O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, avaliou o encontro com o prefeito como positivo, especialmente pela renovação do apoio da prefeitura e suas secretarias municipais na realização do Dia C. “Queremos disseminar a ideia do cooperativismo em Curitiba”, afirmou Ricken. Outro projeto discutido junto ao secretário Municipal de Abastecimento, Luiz Gusi, é a criação de plantações sob o linhão da Copel e ao longo do terreno limítrofe da ferrovia Curitiba-Paranaguá. “É melhor que tenhamos ali lavouras e hortas do que ocupações irregulares”, ponderou Greca.
Presenças – Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, o superintendente da Secoop/PR, Leonardo Boesche, a organizadora do evento Dia C, Fabianne Ratzke e o assessor de Comunicação Social, Samuel Milléo Filho.



Publicidade