QUALIDADE GARANTIDA: Tecpar analisa produtos de empresas de alimentos e cooperativas

Publicado em: 06 setembro - 2016

Leia todas


qualidade_garantidaCooperativas do interior do Paraná e empresas do ramo alimentício podem enviar suas amostras de alimentos para que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) avalie. Essas análises são feitas pelo Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do instituto.

Equipamentos – O laboratório de cromatografia do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar possui, de acordo com a gerente do centro, Daniele Adão, equipamentos para a identificação e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos presentes em matrizes como solo, água, efluentes e alimentos.

Análises – Os equipamentos utilizados, pontua Daniele, analisam a presença de agrotóxicos em produtos agrícolas e, também, poluentes orgânicos em amostras ambientais. “As análises cromatográficas são aplicáveis para determinar resíduos de contaminantes orgânicos, além de composição nutricional, tais como vitaminas, e teor de aditivos em alimentos”, explica.

Merenda escolar – Outros produtos avaliados são aqueles que compõem a merenda escolar servida na rede pública estadual de ensino. Entre os alimentos cuja qualidade é atestada pelo Tecpar estão produtos não perecíveis, como macarrão, arroz, biscoitos, feijão e leite em pó, por exemplo. “Zelamos pela qualidade da merenda servida aos nossos mais de 1 milhão de estudantes. A boa alimentação ajuda no rendimento escolar. Portanto, essa avaliação dos produtos é fundamental”, destaca a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

Segmentos – O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente faz ensaios tecnológicos em seis segmentos – Águas e Efluentes, Alimentos, Fertilizantes e Corretivos Agrícolas, Microbiologia e Toxicologia, Agroquímica e Meio Ambiente.

Estrutura – O laboratório é equipado com Sistema de Cromatografia a Gás Acoplado a Espectrômetro de Massas (GC-MS/MS), Sistema de Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrômetro de Massas Sequencial (LC-MS/MS), Cromatógrafo à Líquido de Alta Resolução (HPLC), Cromatógrafo de Íons, Cromatógrafo a Gás por Captura Eletrônica, Cromatógrafo a Gás por ionização de chama e Cromatógrafo a Gás com detecção por termoiônico específico.

Acreditação – Os laboratórios do centro têm reconhecimento de suas competências com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), registrados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), e habilitados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos (Reblas).

Soluções tecnológicas – Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.

Site – Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologica. (Assessoria de Imprensa do Tecpar)