RÚSSIA: Embaixador visita a sede do Sistema Ocepar

Publicado em: 01 setembro - 2016

Leia todas


embaixador

 

O embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey P. Akopov, visitou, na tarde desta segunda-feira (22/08), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.

O diplomata veio conhecer detalhes da atuação do cooperativismo do Paraná e discutir possibilidades de negócios com empresas russas. Akopov estava acompanhado de Acef Said, cônsul da Rússia em Curitiba, Konstantin Kamenev, cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Antôn Pisarenko, adido comercial adjunto, e Yuriy Mozgovoy, primeiro secretário da Embaixada. Os visitantes foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, os superintendentes da Ocepar e Fecoopar, respectivamente, Robson Mafioletti e Nelson Costa, além do gerente técnico e econômico Flávio Turra, e o analista técnico e econômico Gilson Martins.

Negócios – A comitiva russa recebeu informações sobre a formação cultural e a história do Paraná e do cooperativismo, bem como os indicadores econômicos do setor – os principais produtos comercializados – e a importância social das cooperativas para o estado. O comércio entre Brasil e Rússia em 2015 foi cerca de US$ 4,7 bilhões, com um saldo positivo de US$ 240 milhões para as exportações brasileiras. Segundo o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, há possibilidades de novos negócios para as cooperativas nas áreas de carnes, café e açúcar.

Em contrapartida, os russos buscam aumentar as vendas de fertilizantes e máquinas para o Brasil. “Os representantes da Rússia pretendem aprofundar o diálogo com o setor cooperativista. Uma missão empresarial deverá visitar cooperativas paranaenses para conhecer o sistema e prospectar possibilidades de novos negócios”, afirmou.