Sertanejos fazem consultas médicas e odontológicas pela primeira vez

Publicado em: 09 junho - 2016

Leia todas


Pequenos produtores de leite do povoado Monte Santo, em Belo Monte, cooperados da Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), receberam atendimento médico, de enfermagem e odontológico no sábado (4). A ação de saúde faz parte do programa de ações voluntárias Dia de Cooperar (Dia C), desenvolvido pelo Sistema OCB/AL.

Distantes 34 quilômetros da área urbana e localizados no Sertão de Alagoas, cooperados, familiares e comunidade foram atendidos pela equipe de saúde. José Nilton Silva, 47, chegou ao local da ação com a esposa e cinco filhos. Ele foi acometido por uma doença congênita nas pernas, que evoluiu nos últimos anos e o impediu definitivamente de trabalhar. “Hoje a minha renda é de um benefício do INSS e de três vaquinhas que produzem leite”, disse.

Para o pequeno produtor, a distância dos centros médicos é um desafio para a comunidade. “Aqui nós temos dificuldade para fazer exames, e alguns atendimentos, como o odontológico, são limitados. Cada pessoa só pode fazer um serviço por vez e as fichas são poucas”, lamentou.

O presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, orienta a equipe da ação de saúde a fazer o possível para dirimir todas as necessidades dos pacientes já que é uma equipe itinerante, que não está no cotidiano dessa comunidade específica, por percorrer todo o Estado. “Então, o melhor precisa ser feito para contribuirmos significativamente com o bem-estar da comunidade”, pontua.

Seguindo a orientação, os pacientes receberam diversos atendimentos, como foi o caso de Mateus Silva, 12, estudante, que esteve pela primeira vez no dentista. Ele teve remoção de oito cáries em dentes permanentes, oito curativos com óxido de zinco e eugenol, remoção de tártaro e limpeza com aplicação de flúor. No total, 147 atendimentos foram realizados e o número de pessoas indo pela primeira vez ao médico e dentista chamou a atenção da equipe. (Fonte: Assimp Sistema OCB/AL)



Publicidade