Sescoop/MG, em parceria com Sistema OCB, passa a ofertar o curso Entendendo a Sociedade Cooperativista

Publicado em: 25 maio - 2021

Leia todas


O Sescoop/MG, frente à disseminação da cultura cooperativista e em parceria com o Sistema OCB, passa a ofertar o curso Entendendo a Sociedade Cooperativa, em substituição à Palestra de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo. O novo curso integra a plataforma de ensino à distância Capacitacoop, da OCB, que disponibiliza para as cooperativas diversos cursos e conteúdos gratuitos, pensados com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais.

O curso Entendendo a Sociedade Cooperativa dispõe de uma carga horária de 10 horas/aulas de formação online, sendo abordados os temas: Negócio Cooperativo, Estatuto Social, Autogestão e Aspectos Importantes da Gestão. O treinamento não possui tutoria, ou seja, o participante é o responsável por gerir o seu tempo e ritmo de estudos e, ao concluir as 10h/a, será emitido o certificado.

De acordo com a Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, o novo formato tem a duração mais longa, assim como uma abrangência e amplitude maior dos conteúdos abordados.

O objetivo é proporcionar que as cooperativas possam fazer a atualização dos seus quadros funcional e social por meio do treinamento, assim como difundir o cooperativismo para o público interessado em constituir uma cooperativa. “É um curso que está disponível para qualquer pessoa, não só para quem faz parte de uma cooperativa, e pode ser feito a qualquer hora”, contou.

“Muitas cooperativas já usam a palestra de orientações básica sobre o cooperativismo como regra regimental de processo de ingresso nas organizações, tanto para colaboradores quanto para cooperados. O intuito é que seja uma obrigatoriedade conhecer o cooperativismo, saber as diferenças deste modelo diante dos demais, como a existência de uma fundamentação doutrinária por meio dos princípios e valores cooperativistas, bem como os processos decisórios diferentes em função dos aspectos democráticos e das assembleias do setor, entre outras especificidades”, explica a gerente. Andrea frisa que é preciso que as pessoas que se envolvem com o cooperativismo estejam cientes dos seus papeis como cooperados e que os funcionários conheçam as características do negócio cooperativo.

Até o momento, eram disponibilizadas palestras quinzenais promovidas pelo Sistema Ocemg presencialmente e, nos últimos tempos, no formato online, e com a plataforma Capacitacoop os interessados podem se inscrever a qualquer momento. “Antes, o público das cooperativas dependia da agenda do Sistema Ocemg e agora o acesso ao curso foi otimizado pela plataforma do Capacitacoop ”, esclarece Andréa.

Como se inscrever e acessar o curso

Para se inscrever e iniciar as aulas do curso, primeiro, acesse www.capacita.coop.br. Sendo o primeiro acesso, é preciso clicar em Solicitar Informação e preencher um formulário de cadastro. Já dentro da plataforma, basta clicar no menu Treinamentos para fazer a inscrição e acessar o curso Entendendo a Sociedade Cooperativa.

Pelas normas da plataforma o usuário tem até 30 dias, a partir do primeiro acesso, para concluir o curso. Para saber mais informações, clique aqui.


Fonte: OCB


Notícias relacionadas



Publicidade