Sistema OCB lança manuais contábil, tributário e operacional

Publicado em: 20 junho - 2016

Leia todas


Três manuais de orientação voltados às cooperativas do ramo Transporte foram apresentados pelo Sistema OCB nesta terá-feira, 14, durante a terceira edição do Seminário Nacional de Transporte Cooperativo, realizado na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte.

Os manuais Contábil, Tributário e Operacional, disponíveis gratuitamente em versão digital, permitem orientar os profissionais das cooperativas e os prestadores de serviço, contribuindo para estabelecer padrões nos processos contábil, tributário, fiscal e operacional, garantindo, desta forma, o atendimento às legislações específicas.

Para a consultora do Sistema Ocesp, Conceição Barros, as publicações representam um marco para o cooperativismo de transporte brasileiro. “O material será uma importante referência para padronizar os registros contábeis das cooperativas e pode auxiliar na tomada de decisões das cooperativas”, comemora a consultora, que faz parte do Grupo Técnico constituído especialmente para a elaboração destes manuais.

Para complementar o trabalho do grupo, que contou com representantes de todas as regiões do País, foram realizadas visitas técnicas a cooperativas dos diferentes segmentos do ramo para compreender seu modus operandi no atual cenário produtivo.

Estes manuais coroam o trabalho do Sistema OCB, por meio do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, cujas ações, cada dia mais, atendem às demandas dos cooperados. O dia de hoje, não tenho dúvidas, entra para a história desse ramo”, enfatizou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. Clique aqui para acessar os manuais.

Fórum em SP
No próximo dia 28/6, os dirigentes, contadores e técnicos das cooperativas paulistas do ramo Transporte terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os manuais diretamente com o consultor Dorly Dickel, um dos responsáveis técnicos pelo trabalho. Ele estará no Fórum Técnico do Ramo Transporte, que será realizado na Casa do Cooperativismo Paulista, em São Paulo. O objetivo do evento é aprimorar a organização do ramo, visando ao fortalecimento dos negócios e ao desenvolvimento da gestão. Saiba mais sobre o Fórum.



Publicidade