Sistema OCB/AL realiza 256 procedimentos de saúde

Publicado em: 02 junho - 2016

Leia todas


Pequenos produtores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participaram de ação de saúde no povoado Cajá dos Negros, em Batalha, no domingo (29). Médica, dentista, enfermeiras e técnicas de enfermagem realizaram 256 procedimentos em mais um Dia de Cooperar (Dia C).

Para Cícero Leite, 55, cooperado e diretor da CPLA, proporcionar acesso à saúde aos produtores, familiares e comunidade é gratificante. “A nossa região tem frequência baixa de profissionais de saúde. Nós somos carentes principalmente de serviços odontológicos, e poder ser atendido em um domingo é bom demais, porque não atrapalha o serviço da roça”, disse.

O primeiro a ser atendido pela dentista foi Rafael Dantas, 10, estudante. “Eu vinha sentindo dor há tempo, mas nesta semana ela intensificou”, disse. Ele recebeu três tratamentos: extração de dente de leite, curativo em dente permanente com hidróxido de cálcio e limpeza com flúor.

Já o primeiro paciente da médica foi José Eduardo, 14, com paralisia cerebral. “O adolescente apresentava quadro infeccioso, com tosse e inflamação na garganta. Foi receitado o medicamento, além de orientarmos a mãe a procurar um neurologista. É importante que ele também faça uma avaliação com especialista e receba tratamento de reabilitação”, explica Magda Lima, clínica geral.

O Dia C é um programa nacional de ações voluntárias desenvolvidas pelas cooperativas, com o apoio do Sistema OCB/AL, para proporcionar maior qualidade de vida onde as cooperativas estão inseridas. “A preocupação com o bem-estar da comunidade é um dos princípios do cooperativismo e nós precisamos estimulá-lo e colocá-lo em prática”, pontua Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL.

Outro princípio lembrado por Marcos Rocha é o da intercooperação, quando uma cooperativa utiliza serviço ou produto de outra. “Nessa ação tivemos a prestação de serviços de enfermagem por cooperadas da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal) para a comunidade onde vivem cooperados da CPLA”, disse. (Fonte: Assimp Sistema OCB/AL)