UNIMED CASCAVEL: Cooperativa conquista Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade

Publicado em: 08 dezembro - 2016

Leia todas


Momento de orgulho e satisfação para a Unimed Cascavel, que foi contemplada com o Selo Ouro de Governança Corporativa e Sustentabilidade – Edição 2016. Concedida pela Unimed do Brasil – entidade que reúne as Unimeds de todo o país -, a certificação é um reconhecimento às cooperativas do sistema que se destacaram nos aspectos de governança e gestão na perspectiva da sustentabilidade, alinhadas às boas práticas de mercado.

Resultado – Das 208 cooperativas do Sistema Unimed inscritas para concorrer ao prêmio, apenas 19 conquistaram o nível Ouro. Dessas, oito estão na região Sul. O resultado foi comunicado segunda-feira (28/11) por meio de uma carta enviada pelo diretor de Marketing da Unimed do Brasil, Edevard Araújo, ao presidente da Unimed Cascavel, Danilo Galletto.

Governança – A Governança Corporativa envolve processos, costumes, políticas, leis e regulamentos que definem como uma organização é dirigida, administrada ou controlada. Ela tem como princípios básicos transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Avaliação – Para receber o Selo Ouro, a Unimed Cascavel foi avaliada por meio de um questionário com 76 quesitos relacionados às boas práticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, entre eles, relação com a sociedade, clientes, cooperados, público interno e fornecedores; estruturação de órgãos sociais; formas de gestão organizacional e o desenvolvimento de ferramentas e soluções para o Sistema Unimed.

Pontuação complementar – Também foram avaliados 10 itens de pontuação complementar, ranking de intercâmbio, pontuação no indica de desenvolvimento da saúde suplementar – IDSS, acreditação RN 277, envio do arquivo SIP – Sistema de Informações de produtos e não ter planos suspensos pela ANS (Agência Nacional de Saúde) dentre outros.

Níveis – O Selo de Governança e Sustentabilidade tem quatro níveis: Bronze, concedido às cooperativas que atendem de 25% a 40,9% dos requisitos; Prata, de 41% a 70,9%; Ouro, de 71% a 90,9%; e Diamante, de 91% a 100%. Este ano, a certificação incorporou novos aspectos de governança e gestão na perspectiva da sustentabilidade e também incorporou novos parâmetros de avaliação alinhados às boas práticas de mercado.

Selos distintos – Antes, a Unimed do Brasil concedia dois selos distintos: o de sustentabilidade e de governança. Agora, unificado e por isso, na avaliação deste ano foram incorporados novos parâmetros relacionados às boas práticas de mercado e novos requisitos foram levados em conta, principalmente o equilíbrio econômico-financeiro.

Conjunto de fatores – Segundo a direção da cooperativa, a Unimed de Cascavel busca o crescimento e o desenvolvimento econômico da cooperativa. Porém, acredita que não é somente o aspecto econômico-financeiro que move uma organização, e sim, um conjunto de fatores que alicerçam o negócio a longo prazo.

Importante ferramenta – “O Selo é uma importante ferramenta de diagnóstico e melhoria da gestão. Além da Governança Corporativa ser, atualmente, uma das metodologias mais utilizadas por empresas de referência no mercado. A conquista do Selo Ouro é resultado do empenho e esforço dos diferentes setores da cooperativa”, comenta Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel. (Imprensa Unimed Cascavel)