Uniodonto lança campanha de reciclagem

Publicado em: 17 março - 2017

Leia todas


A Uniodonto Piracicaba está lançando o projeto Brigada de Saúde Bucal na intenção recolher materiais descartados após a conservação da saúde bucal. A intenção é recolher tubos usados de pasta dental, escovas dentais usadas, caixas de fio dental e embalagens destes materiais que normalmente são descartados em lixo comum.
Segundo Cláudio Zambello, presidente da cooperativa, a intenção é realizar um trabalho pioneiro em Piracicaba além de desenvolver atividades em prol do meio-ambiente. “Propagamos a boa saúde bucal, e com isso nos engajamos em campanhas de sustentabilidade que possuam cunho social”, diz. Piracicaba é a única cidade do interior paulista a ter este tipo de coleta. Existem mais quatro outros pontos de coleta, todos situados na capital paulista, inclusive no Allianz Parque.

A atividade tem parceria com a TerraCycle, entidade internacional que busca eliminar a Ideia de lixo reciclando o “não reciclável”. Desde esponjas de lavar louça a máquina de escrever, a TerraCycle pode reciclar diferentes tipos de lixo. Com ações como esta, a entidade consegue tirar milhões de toneladas de lixo dos aterros e incineradores por mês.

A TerraCycle foi fundada em 2001 pelo húngaro Tom Szaky, quando era apenas um estudante na Universidade de Princeton. Se tornou hoje líder mundial no setor de reciclagem de resíduos de difícil reaproveitamento.

Cláudio Zambello lembra que um tubo de pasta de dente tem a composição de 75% de plásticos e 25% de alumínio. Para ele se descompor na natureza serão necessários mais de 450 anos. Embalagens retêm resíduos mesmo quando o produto acaba e deve ser descartado em lixeiras próprias – inclusive com a tampa –, na finalidade de evitar a contaminação.

A indicação é para que o material a ser descartado seja levado em sacos plásticos. Em Piracicaba, os que aceitam o material para reciclagem são a Dental Uniodonto (Rua do Rosário, 1345) e Clínica Integradas Uniodonto (Rua do Rosário, 37 e Rua Prudente de Moraes, 1277).

(Fonte: Uniodonto Piracicaba)



Publicidade