Ceriluz investe na análise do Índice de Satisfação dos associados

Publicado em: 10 maio - 2017

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Em 2 de maio, a Ceriluz iniciou a distribuição de questionários, aos associados com o objetivo de avaliar o Índice de Satisfação do Associado. Os formulários são distribuídos pelas equipes de leitura e os associados têm até 31 de julho, para devolver os questionários aos leituristas ou em urnas disponibilizadas nos pontos de pagamento das faturas de energia e nos escritórios da Ceriluz. A previsão de divulgação dos resultados é outubro de 2017.

Esta edição de pesquisa foi aperfeiçoada e passou por algumas alterações, como a denominação, pois o trabalho passa a ser denominado de Pesquisa de Participação Social e não mais Campanha da Participação Premiada.

As mudanças se apoiam no fato de não ser mais realizado o sorteio de prêmios entre os associados. Essa medida visa dar mais autonomia aos associados para fazerem sua avaliação de acordo com sua consciência, sem a influência, mesmo que subjetiva, da premiação sobre sua opinião, o que poderia comprometer a avaliação final. Além disso, a Ceriluz foi a cooperativa de infraestrutura pioneira em distribuir resultados, ao anunciar, no início desse ano, o repasse do Bônus Cooperativa de Geração aos seus associados, que se caracteriza pela concessão de desconto de 20% na fatura sobre a energia consumida, durante todo o ano de 2017 (veja pg. 03). Assim a Ceriluz contempla a todos os associados Pessoa Física, diferente do que era feito pela Campanha Participação Premiada, quando era a sorte que definia os vencedores.

Todos os associados Pessoa Física, das classes Residencial e Rural, terão a oportunidade de participar, como era feito anteriormente, quando receberão o formulário com as questões diretamente em sua residência. A A pesquisa é composta por perguntas de Múltipla Escolha – onde o associado irá se definir como “Muito Satisfeito”, “Satisfeito”, “Insatisfeito” ou “Muito Insatisfeito” – e questões onde ele pode apontar as prioridades, segundo a sua visão. Além disso, há um espaço destinado para a apresentação de sugestões, críticas ou elogios.

Para que a cartela seja validada, o associado terá que preencher todo o questionário, não deixando nenhuma questão em branco, sendo que, havendo perguntas sem resposta ou rasuradas, a cartela será anulada, não participando da definição dos índices de satisfação. A identificação do associado não é obrigatória, no entanto, em se tratando de reclamações pontuais sobre o fornecimento de energia em sua residência, é fundamental a sua identificação, pelo nome ou número da Unidade Consumidora (UC), de forma que a direção possa definir eventual serviço de solução do referido problema.

Após a devolução dos formulários, para fazer a validação da pesquisa, será convocada uma “Comissão Validadora”, formada por conselheiros e associados da Ceriluz, que irá realizar a verificação dos formulários, anulando aqueles rasurados ou respondidos de forma incorreta e os separando por município de área de abrangência da Ceriluz. Os formulários selecionados serão repassados a uma empresa especializada, que fará a compilação e análise das informações, convertendo-os em um grau de satisfação que ajudará a cooperativa a definir seu planejamento estratégico.



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