Prêmio SomosCoop é um processo de aprendizado que gera resultados e promove a evolução da gestão, avalia Unimed Cascavel

Publicado em: 18 abril - 2021

Leia todas


A melhoria contínua, um dos valores estratégicos da Unimed Cascavel, é o que tem motivado a cooperativa médica paranaense a participar do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. “Temos, de forma muita clara, essa diretriz de buscarmos sempre avançar em práticas, processos e dinâmicas de trabalho para que possamos, assim, evoluir na gestão como um todo e, consequentemente, potencializar a satisfação de todos nossos públicos de interesse, entre eles, os cooperados, clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço e a sociedade em geral”, afirma o responsável pelo Núcleo de Projetos da Unimed Cascavel, Everton Antonio Garboça.

Para as demais cooperativas empenhadas em seguir nessa mesma linha, a Unimed Cascavel recomenda a experiência. “O Prêmio é um processo claro de aprendizado, com troca de experiências, benchmarkings entre as cooperativas, e conhecimento adquirido em todas as suas etapas. Todo o método aplicado é muito completo e, ao final, sempre temos pontos-chave a serem trabalhados, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento da cooperativa. Enfim, são diversos elementos que, unidos, tornam a participação uma dinâmica de aprendizado e evolução em gestão que vale muito a pena”, salienta Garboça.

A Unimed Cascavel foi uma das quatro cooperativas paranaenses contempladas na última edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, em 2019. O primeiro contato com a iniciativa foi em 2015, quando ela aderiu ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e se inscreveu no Prêmio, mas apenas registrou as práticas de gestão que estavam sendo adotadas, pois era um dos critérios do Programa Qualifica, organizado pela Unimed do Brasil em parceria com o Sescoop e do qual estava participando. Com o avanço no processo, a cooperativa voltou a se inscrever no Prêmio SomosCoop, em 2017, e concorreu, pela primeira vez, no nível de maturidade “Primeiros passos”, sendo premiada com a faixa prata. Em 2019, participou no nível de maturidade “Compromisso com a excelência”, conquistando a faixa bronze. “Em 2020 e 2021 implementamos diversas melhorias nas rotinas e processos da cooperativa e iremos participar novamente nesta edição, no nível de maturidade ‘Compromisso com a excelência’”, conta Garboça.

De acordo com ele, inúmeras mudanças têm sido percebidas ao longo desse período. “Traçar um paralelo da Unimed Cascavel de 2015 para 2021 é muito interessante. Avançamos em importantes pilares que o Prêmio tem como base, desde os aspectos relacionados à governança, compliance, inovação, gestão estratégica e moderna e o foco em nossos principais públicos, que são a razão da existência da cooperativa, ou seja, os cooperados e os clientes. Todo esse ‘pacote’ de requisitos aplicados e implementados com o Prêmio nos tornou mais eficientes, com processos mais otimizados e, claro, remetendo novamente à cultura da melhoria contínua, buscando sempre a excelência nas entregas e a satisfação de todos com quem a cooperativa se relaciona”, acrescenta Garboça.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é promovido pelo Sescoop Nacional a cada dois anos. As inscrições da edição 2021 foram prorrogadas e agora irão até o dia 30 de junho, por meio do site http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/. Podem participar todas as cooperativas singulares, centrais ou federações registradas e regularizadas com o Sistema OCB.

No Prêmio, as cooperativas são avaliadas por meio de instrumentos de diagnósticos de governança e gestão, de acordo com sua categoria e nível de maturidade, que são três: Primeiros Passos para a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágio inicial de um programa de melhoria da gestão; Compromisso com a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados e Rumo à Excelência – aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e cujos resultados já demonstram competitividade.

No Paraná, o Sistema Ocepar desenvolve o Programa de Excelência da Gestão do Cooperativismo Paranaense – PEGCoop, para dar suporte às cooperativas do estado nessa área. Na avaliação de Garboça, é mais um estímulo para que o setor prossiga aprimorando a condução de suas atividades, com qualidade. “O PEGCoop pode ser considerado um combustível que move esse processo de busca incessante pelo melhor, com objetivo de entregar nossos produtos e serviços de modo que estes agreguem valor aos públicos de relacionamento pois, através de um método, nos ajuda a seguir essas diretrizes e continuar nos aperfeiçoando”, assinala. “Podemos acrescentar que, de forma sistêmica, há o vínculo entre os requisitos e pilares que o PEGCoop contempla com a nossa estratégia, ou seja, todos os projetos e iniciativas que realizamos hoje ‘conversam’ com os processos que estão sendo trabalhados no Programa. Esse movimento gera eficiência, união de esforços e o resultado se torna uma consequência de forma muito clara, através de indicadores positivos, reconhecimento dos públicos de impacto, implantação de boas práticas, premiações e evoluções em gestão que temos adquirido ao longo desses últimos anos”, complementa Garboça.

Ele avalia que os Sistemas OCB e Ocepar estão fornecendo auxílio, de forma muito consistente, às cooperativas focadas em avançar na gestão e na governança. “Tivemos apoio desde a primeira participação e sempre percebemos evoluções e melhorias neste sentido ao longo destes anos. Participamos de fóruns, workshops e eventos que sempre prezam por abordar essas questões. Além disso, temos no Sescoop/PR um parceiro muito forte, compartilhando experiências e sempre prestando o suporte necessário”, finalizou.

Juntamente com a Unimed Cascavel, outras 51 cooperativas paranaenses já aderiram ao PEGCoop. “O objetivo do programa é viabilizar a evolução das práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes”, esclarece o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, que é responsável pelo programa paranaense.


Fonte: Sistema Ocepar


Notícias relacionadas



Publicidade