Após participação bem-sucedida, cooperativa busca novo reconhecimento no Prêmio SomosCoop

Publicado em: 27 março - 2021

Leia todas


Cooperativas de todas as partes do Brasil estão investindo cada vez mais no aprimoramento de sua gestão e governança. E o Prêmio SomosCoop de Excelência em Gestão, promovido pelo Sescoop, tem sido um bom termômetro para aferir em que ponto do caminho estão, atestando o esforço de cada uma e as incentivando a prosseguir em frente. A Unimed Londrina foi uma das quatro cooperativas paranaenses premiadas na última edição do Prêmio, em 2019, no nível de maturidade Compromisso com a Excelência, na categoria Prata. “Em 2021, iremos participar novamente, desta vez no nível de maturidade Rumo à Excelência. Acreditamos que é a confirmação de que a cooperativa está realizando um trabalho de excelência em sua gestão e governança. É um reconhecimento nacional e de alto grau de exigência”, afirma o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Unimed Londrina, André Ferreira Simas. Além disso, ele aponta outros pontos positivos dessa iniciativa. “Destaco a oportunidade de benchmarking, a partir dos encontros e demais atividades desenvolvidas, e a atitude de reconhecer o bom trabalho desempenhado pelas cooperativas”, acrescenta.

No Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, as cooperativas são avaliadas por meio de instrumentos de diagnósticos de governança e gestão, de acordo com sua categoria e nível de maturidade, que são três: Primeiros Passos para a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágio inicial de um programa de melhoria da gestão; Compromisso com a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados e Rumo à Excelência – aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e cujos resultados já demonstram competitividade.

O Prêmio é promovido pelo Sescoop Nacional a cada dois anos. As inscrições da edição 2021 foram abertas no dia 8 de fevereiro e irão até o dia 30 de abril, por meio do site http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/. Podem participar todas as cooperativas singulares, centrais ou federações registradas e regularizadas com o Sistema OCB.

Como são várias etapas a serem seguidas, as cooperativas devem ter cuidado na hora de alimentar o sistema com as informações que servirão de subsídio para a avaliação da banca julgadora. Também é preciso seguir os critérios que constam no regulamento, como ressalta o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski Souza. “No processo de autoavaliação e preenchimento dos instrumentos de governança e gestão, é importante que o time de excelência da cooperativa fique atento aos aspectos técnicos e às principais regras do ciclo 2021 do Prêmio, como observar as respostas escritas das questões obrigatórias, obedecendo o limite de 2500 caracteres e utilizar o campo ‘comentários’ para a apresentação de evidências e informações complementares, com limite de 900 caracteres. E, sempre apresentar nas questões obrigatórias escritas o padrão gerencial da prática ou do processo solicitado”, frisa.

Souza é o responsável pelo Programa de Excelência da Gestão do Cooperativismo Paranaense – PEGCoop, que fornece apoio às cooperativas do Estado nessa área. “O objetivo do programa é viabilizar a evolução das práticas de gestão e de governança, incentivando a melhoria contínua para ampliar a competitividade, maximizar os resultados e transformar os modelos de negócios das cooperativas, tornando-os cada vez mais eficientes e resilientes”, esclarece Souza. O Programa de Excelência conta atualmente com a adesão de 52 cooperativas paranaenses, entre as quais, a Unimed Londrina.

“A Unimed Londrina começou a trabalhar os tópicos presentes no PEGCoop em 2017, entendendo que os cadernos de gestão e governança representavam um conjunto de boas práticas a serem avaliadas e absorvidas na cooperativa. Desde então, sempre que evoluímos algum tema referente aos requisitos do programa, é na certeza de que ele aproxima a Unimed Londrina em ser mais sustentável e aderente aos objetivos e estratégias traçados”, afirma Simas.

Os interessados em saber mais sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e obter mais destalhes ligados ao PEGCoop podem entrar em contato com o coordenador de Gestão Estratégica do Sescoop/PR, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, pelo e-mail:  gestaoestrategica@sistemaocepar.coop.br.


Fonte: Sistema Ocepar


Notícias Relacionadas:



Publicidade