Central Nacional Unimed conquista, pela 3ª vez, ‘Índice Faixa 1 em Garantia de Atendimento’

Publicado em: 21 janeiro - 2021

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Como reconhecimento às operadoras que prestaram melhores serviços aos beneficiários (coberturas contratadas), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de conceder à Central Nacional Unimed, pelo terceiro trimestre seguido, o título de Índice Faixa 1 em Garantia de Atendimento.

A distinção leva em conta avaliação baseada na quantidade de beneficiários e de reclamações encaminhadas à ANS, relacionadas a exames, cirurgias, ou descumprimento de prazos ou negativa de cobertura assistencial. Essa classificação é feita em escala que varia de 0 (o mais alto nível de satisfação) a 3 (o mais baixo).

Ao avaliar que o índice obtido reflete a preocupação da empresa com a satisfação de seus clientes, a cooperativa nacional decidiu criar, em sua Central de Atendimento, um núcleo com a finalidade exclusiva de atender essa demanda, com foco em uma “postura resolutiva dos profissionais, no sentido de identificar oportunidades estratégicas e sustentáveis que aperfeiçoem o serviço prestado”.

‘Um olhar estratégico sobre atendimento’ é a expressão cunhada pelo presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, para ter colhido, segundo ele, um “reconhecimento superior à média”. Na sua avaliação, isso é resultado de um trabalho que presta “foco total à experiência dos clientes”. Para ele, a conquista do Índice Faixa 1 em Garantia de Atendimento, de maneira consecutiva, “aponta que tomamos o caminho certo, mesmo quando olhamos para 2020, certamente um ano desafiador por conta da covid-19”.

Ao mesmo tempo, a Central Nacional Unimed ampliou o atendimento digital, agora mais prático e ágil, sobretudo após o lançamento do aplicativo “Meu Plano”, cuja missão é facilitar o acesso a serviços e informações pelos clientes, incluindo o serviço de reembolso online, pelo qual se recebe o pagamento no mesmo dia, desde que observados alguns requisitos.

Até o momento, a função está restrita a consultas ambulatoriais, mas a intenção da empresa é estendê-la a outros serviços. Além de contar com um atendimento integrado ao whatsapp – a empresa é pioneira no lançamento nacional do whatsapp Business – a Central Nacional Unimed adicionou os canais digitais Google Assistent, Facebook Messenger e Chat, sempre com o auxílio de uma assistente virtual, a ‘Carol’.

Operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed, a Central Nacional dos planos de saúde responde por uma carteira de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras, e por uma receita de R$ 7,6 bilhões, em 2019 ou 35,9% superior à do ano anterior.


Por Marcello Sigwalt – Redação MundoCoop


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