Como as cooperativas praticam, protegem e promovem os direitos humanos nas cadeias de valor?
Publicado em: 13 novembro - 2020
O International Cooperative Entrepreneurship Think Tank (ICETT) está organizando uma discussão online sobre direitos humanos nas cadeias de valor. O evento acontecerá no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dando ao movimento a oportunidade de apresentar recomendações orientadas sobre como as cooperativas e suas redes podem respeitar e promover os direitos humanos em suas operações e em sua esfera de influência.
Os participantes do painel compartilharão histórias inspiradoras e melhores práticas relacionadas à forma como suas cooperativas conduzem a auditoria legal de direitos humanos em suas operações. Eles também encorajarão as cooperativas que ainda não colocaram isso em prática a alinhar suas operações com os Valores e Princípios da Cooperativa, os Princípios Orientadores sobre Negócios e Direitos Humanos das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os participantes também explorarão os principais desafios que as empresas enfrentam em suas práticas e esforços para promover os direitos humanos em sua esfera de influência e oferecerão sugestões, exemplos de boas práticas e recursos para consultar para obter mais informações.
Cooperativas, empresas centradas no ser humano
Respeitar os direitos humanos é uma questão fundamental para o movimento cooperativo. Em 2018, os membros da ACI aprovaram uma declaração sobre trabalho decente e contra o assédio no local de trabalho. Comprometeram-se a respeitar, promover e agir com diligência para apoiar os princípios fundamentais do trabalho decente, nomeadamente a liberdade de associação e o pleno reconhecimento do direito à negociação coletiva; a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório; fim do trabalho infantil; e a eliminação da discriminação no emprego e em todas as formas de trabalho.
O compromisso do movimento está de acordo com os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos , que reconhecem que as empresas devem adotar medidas de devida diligência em direitos humanos para garantir que suas operações não contribuam para abusos de direitos humanos; em vez disso, eles devem respeitá-los.
O que é o ICETT?
O International Cooperative Entrepreneurship Think Tank (ICETT) é uma iniciativa da International Cooperative Alliance lançada em 2018 para fortalecer o desempenho empresarial das cooperativas, buscando e usando ideias inovadoras, pesquisa, educação e cooperação para enfrentar os desafios que as empresas cooperativas estão enfrentando.
Baixe a nota conceitual abaixo!
Crédito da foto @timmossholder
Anexos de arquivo: Nota de conceito_ICETT webinar_Direitos humanos nas cadeias de valor
Fonte: Internacional Cooperativa Alliance
Notícias Relacionadas
- Justiça impede que empresa deixe de fornecer oxigênio para cooperativa de hospitais particulares de Manaus
- Coops movimentam mais de R$ 139 milhões através da Central de Compras
- Cooperativa recebe selo de governança e sustentabilidade nível ouro
- Sicredi União Metropolitana RS está com inscrições abertas para projetos