Cooperados conquistam padrão Ouro em auditoria de cooperativa

Publicado em: 07 junho - 2021

Leia todas


A Capal conta com o Programa de Boas Práticas Agropecuárias para os cooperados que entregam leite dentro do sistema Unium desde 2014. Este programa teve início com um pequeno número de produtores no município de Arapoti, foi ganhando força e se espalhou para as outras unidades de atuação da Cooperativa. Hoje são 70% das propriedades dentro do programa, que representam 96% do volume de leite credenciado e entregue nas indústrias beneficiadoras do sistema Unium. No mês de maio, iniciamos uma nova etapa dentro do programa, que visa a dividir os produtores em dois grupos: Prata e Ouro.

Na Capal, foi selecionado um grupo de propriedades (sete), que iniciaram a busca pelo credenciamento Ouro. Estas propriedades foram auditadas para a alteração do modelo BPA Prata para o Ouro. Os produtores contam com a ajuda da assistência técnica Capal para conseguir alcançar os objetivos no programa.

A equipe técnica realizou visitas de ajustes do programa, acompanhando todo o processo de credenciamento in loco e dando o suporte para o almejado credenciamento. O desafio foi grande, tendo em vista que estas propriedades foram as primeiras no sistema Unium a receber a auditoria. Ressaltamos também o comprometimento dos cooperados que abraçaram o projeto e perceberam a devida importância para o programa. Assim como todo o suporte dado pelo Pool Leite, que é o responsável pela realização das auditorias. O objetivo principal do Programa é realizar a padronização de processos nas propriedades, garantindo um leite de excelente qualidade

Além disso, o programa de Boas Práticas Agropecuárias conta com itens obrigatórios do Plano de Qualificação dos Fornecedores de leite da Instrução Normativa 76/77. Depois de dois dias de auditoria nas sete propriedades, todos os esforços dos produtores e da Cooperativa foram recompensados, tornando-se os sete primeiros auditados a se tornarem produtores Ouro dentro do sistema Unium, agregando assim uma bonificação no preço do leite. Acreditamos que em uma atividade que é medida por centavos, toda agregação de valor deve ter seu reconhecimento.


Fonte: Imprensa Capal


Notícias Relacionadas:



Publicidade