Cooperativa anuncia a construção de hospital de alta complexidade no Biopark

Publicado em: 21 janeiro - 2022

Leia todas


Um evento realizado na manhã de segunda-feira (17/01), no Biopark, em Toledo, Oeste do Paraná, marcou o lançamento da construção do hospital da Unimed naquela área. A parceria entre o Biopark – com a doação de um terreno de 20 mil metros quadrados – e o Sistema Unimed Federação do Paraná – com investimentos iniciais de R$ 60 milhões – irá concretizar o projeto que atenderá pacientes de diversas regiões do Estado em procedimentos de alta complexidade.

O projeto prevê uma estrutura com 40 leitos de enfermaria e mais 20 leitos de UTI, num formato modular que poderá ser alterado à medida que a demanda crescer. “O hospital já nasce com a proposta de atender alta complexidade pelo número expressivo de leitos de UTI. Esse projeto representa um marco, não somente por sua estrutura física, mas por todo o trabalho realizado em conjunto, entre o Sistema Unimed e o Biopark”, afirma o diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Hiroshi Nishitani.

Além de sua vocação de atendimento especializado, o hospital será viabilizado em um formato inovador, conforme explica o presidente da Unimed Federação do Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria. “Será um empreendimento de propriedade de todo o Sistema Unimed do Paraná, demonstrando a união de diversas singulares e o protagonismo de vanguarda que irá inspirar outras iniciativas em todo o Brasil. Trata-se de um grande exemplo de intercooperação”.

A instalação de um hospital de alta complexidade coroa uma área do Biopark destinada a um complexo de saúde que já conta com a presença da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o curso de Medicina e deve receber centenas de clínicas médicas e outros empreendimentos desta área.

Segundo Luiz Donaduzzi, fundador do Biopark, o anúncio representa a força do ecossistema para atrair grandes âncoras. “A vinda do Hospital Unimed é, para nós, um momento de muita alegria, representa um marco e mais um passo rumo à independência do Biopark como um território neutro, capaz de atrair importantes equipamentos regionais. Esse projeto irá permitir a residência médica, a pesquisa clínica, o ensino e principalmente, o cuidar das pessoas”.

A fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, também enalteceu o momento. “Estamos concretizando mais um compromisso que fizemos quando criamos esse lugar”.

O evento, realizado em área aberta em frente ao território que o hospital será construído, contou com a presença de convidados especiais. Dentre elas, autoridades que também compuseram a frente de honra: o diretor da Unimed Brasil, Luis Francisco Costa, o conselheiro-coordenador da Região 4 da Unimed Paraná, Adilson Bier, o diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, representando o governo do Estado, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e o vereador Marcelo Marques, representando o poder legislativo de Toledo.

As autoridades da Unimed e do Biopark assinaram um contrato firmando a parceria entre as duas instituições e apresentaram ao público convidado, a grande placa em frente ao terreno onde o hospital será construído.

O diretor-presidente da Unimed Costa Oeste destacou que antes da assinatura do contrato de parceria, já vem-se trabalhando com consultorias técnicas, econômicas e financeiras para viabilizar o hospital e a partir de agora, entra-se em uma nova fase: a da contração dos projetos. “Após vencermos essa etapa, iniciaremos a construção para inaugurar o hospital no início de 2024”.

Paralelo a isso, Nishitani disse que está em estudo a definição das especialidades que serão atendidas na unidade. “Estamos considerando as patologias e especialidades mais procuradas nos grandes centros e nas cidades para compor o que iremos atender”


Fonte: Imprensa Unimed Costa Oeste


Notícias Relacionadas:



Publicidade