Cooperativa é finalista de concurso internacional de promoção de projetos de inclusão financeira

Publicado em: 05 junho - 2021

Leia todas


A cooperativa de energia solar de Maringá, Sinergi, é finalista de um concurso internacional de promoção e incentivo de projetos de inclusão financeira, o Open Finance Awards 284. No ano passado a empresa foi uma das aprovadas em Edital de Inovação da Prefeitura de Maringá.

Empresas de nove países das Américas participaram do concurso internacional. A final será no dia 21 deste mês. Premiação será troféu, certificado e possibilidades de trabalhar com companhias multinacionais. O presidente da Sinergi, João Garcia Filho, explica que a cooperativa explora comercialmente equipamentos de geração de energia a partir de fontes renováveis. O foco principal é a energia solar. 

João Garcia cita que um associado pode implantar uma usina fotovoltaica e obter renda mensal por meio de locação para a cooperativa. Também há o associado que consome os créditos de energia gerados pelas usinas.

Na área pública, a Sinergi pode contribuir com a sustentabilidade por meio da geração própria de energia fotovoltaica em semáforos e radares, entre outros. Na área empresarial também pode atender bares e restaurantes com energia mais barata e renovável. 

A cooperativa foi criada em 2019 e conta com 107 associados com 12 usinas em Maringá, Toledo, Paranavaí, Paiçandu e Sarandi. É a primeira cooperativa de energia fotovoltaica do Paraná.

A prefeitura tem demandas por soluções para resolver problemas por meio dos editais de Inovação, feitos pela Diretoria de Inovação, da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom). As empresas aprovadas podem testar seus produtos ou projetos na prática e prestar serviço para o Município. Depois recebem atestado de capacitação técnica.


Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá com adaptação da MundoCoop


Notícias relacionadas



Publicidade