Cooperativa inaugura novo hospital e investe R$ 250 milhões na região

Publicado em: 22 maio - 2021

Leia todas


Com investimento de R$ 250 milhões, a Unimed Vale dos Sinos está inaugurando um novo hospital, em Novo Hamburgo, em valor que inclui também outros recursos na revitalização de todo o complexo.

Idealizado há dez anos e cuja obra avançou após muitos entraves judiciais e burocráticos, de acordo com o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos Melo, a nova unidade está prestes a se tornar uma referência em diferentes áreas da medicina nacional, assim como em tecnologias adotadas e em sustentabilidade.

“Começamos este projeto em 2011, e as obras em 2019, devido a muitos entraves, como é uma constante a quem quer empreender neste País. Agora, é um sonho realizado”, destacou Melo, comemorando a inauguração após tanto tempo.

A nova unidade tem 40 mil metros quadrados e um edifício garagem com capacidade para 500 veículos, ambos interligados por passarelas áreas suspensas ao hospital São Rafael, já administrado pela Cooperativa médica no local. O novo empreendimento da Unimed Vale do Sinos, além de ampliar significativamente a capacidade de atendimento na região como um todo, também empregará cerca de 500 profissionais que se somam aos 1,8 mil já atuantes.

Na segunda-feira (24/5), o complexo começa a receber pacientes internados hoje na unidade localizada no centro de Novo Hamburgo, em um trabalho que deve ser concluído até dia 31 de maio. A área de tecnologia implantada no hospital é aparentemente simples, mas permitirá uma operação mais ágil do trabalho médico e dos próprios pacientes, por meio de chips inseridos na roupa. O hospital tem um sistema de localização individual em que os pacientes poderão circular melhor pelas unidades sabendo onde estão e para onde devem ir, assim como as equipes e profissionais de saúde.

Conheça o novo completo hospitalar

  • O novo hospital tem 40 mil metros quadrados. O atendimento à população em geral será iniciado a partir do dia 31 de maio.
  • A obra, que começou a ser construída em março de 2019, agora conta com serviços diferenciados na área médica. O novo hospital conta com sete salas cirúrgicas e 204 leitos, sendo 120 de internação, 25 de hospital-dia, 19 de internação obstétrica/materna, 20 UTI adulto e 20 UTI neonatal.
  • Cooperativa irá gerar 500 novas vagas diretas de emprego. Até o momento, já foram preenchidas mais de 150 vagas para funções como técnico de enfermagem, enfermeiro, maqueiro, técnico em radiologia, auxiliar de hospedagem, auxiliar de farmácia, assistente de farmácia, atendente de nutrição, cozinheiro, nutricionista e vagas administrativas.
  • O Complexo contará com três prédios: o novo hospital, o hospital atual onde se iniciará um amplo retrofit (processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais seguro e confortável para os usuários) e o edifício garagem.
  • Para ligar as duas unidades, além do estacionamento, foi construída uma passarela, içada sob a Rua Normélio Stabel com o objetivo de oferecer dois fluxos: um hospitalar, exclusivo para funcionários, pacientes já internados e abastecimento geral do complexo; e outro para o público em geral com livre acesso.

Fonte: Jornal do Comércio/ Crédito da foto: Unimed Vale do Sinos/Divulgação


Notícias Relacionadas



Publicidade