Cooperativa inicia a 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Publicado em: 15 abril - 2021

Leia todas


A Coamo Agroindustrial Cooperativa iniciou, na terça-feira (13/04), a 25ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas. São 42 cooperados com idades entre 18 e 35 anos de idade de unidades da cooperativa no Paraná e Mato Grosso do Sul, que terão a oportunidade de se aperfeiçoar sobre a gestão da propriedade rural. Diante a pandemia ocasionada pela Covid-19, o curso está sendo realizado por vídeoconferência.

O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas começou em 1998 e é uma realização anual da Coamo com apoio do Sescoop/PR. Da sua primeira edição até a atual, foram capacitados mais de mil jovens cooperados, representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A aula inaugural contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, dos presidentes Executivos da Coamo, Airton Galinari e da Credicoamo, José Alcir Goldoni, e do superintendente do Sescoop-PR, Leonardo Boesch.

O curso será ministrado por profissionais da Universidade Federal do Paraná em sete módulos com um total de 144 horas/aula e com término previsto para a segunda quinzena de agosto.

Gallassini recordou na abertura que a preocupação da Coamo é formar os seus cooperados para a perpetuação da cooperativa. “A Coamo não foi feita para uma ou duas gerações, mas para vida toda. O curso é importante e os participantes terão noções de administração e gestão para atuarem como empreendedores no agronegócio.”

Segundo Gallassini, mesmo diante da pandemia e da inviabilidade de eventos presenciais, o curso não poderia parar e o formato virtual se tornou um aliado do desenvolvimento do quadro social durante a pandemia. “Os jovens cooperativistas representam o presente e o futuro promissor do cooperativismo e do agronegócio. Este curso visa o desenvolvimento pessoal e profissional, e o interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos negócios e da cooperativa”, afirma.

O assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, destaca que o objetivo do curso é capacitar os cooperados para que eles possam entender todo o processo que envolve uma cooperativa e ajudá-los na tomada de decisões dentro da propriedade. “O curso está sendo realizado no formato EAD, mas sem perder a sua essência que é formar cooperados para que possam atuar na cooperativa e na comunidade que estão inseridos.”

Programação do Curso

Módulo I: Integração Cooperativista – Tomas Sparano Martins (UFPR)

Módulo II: Planejamento Estratégico – Gustavo Abib (UFPR)

Módulo III: Gestão Estratégica – Claudimar Veiga e Pedro Piccoli (UFPR)

Módulo IV: Liderança e Gestão de pessoas – Simoni Ramos (UFPR)

Módulo V: Governança Corporativa e Ferramentas de Controle – Marcos Wagner da Fonseca (UFPR)

Módulo VI: Jogo Corporativo – Gustavo Abib (UFPR)

Módulo VII: Projeto Integrador – Marcos, Gustavo e Tomas (UFPR)


Fonte: Imprensa Coamo


Notícias Relacionadas



Publicidade