Cooperativa tem participação ativa no Congresso de ILPF

Publicado em: 05 maio - 2021

Leia todas


Com 30 engenheiros agrônomos inscritos, a Cocamar tem participação ativa no II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF 2021), evento que iniciou na terça-feira (04/05) e continua nesta quarta-feira (05/05), em formato virtual, reunindo mais de 1,3 mil especialistas do país e de cerca de 20 países.

Nesta quarta-feira, iniciando a programação na parte da tarde, o gerente executivo técnico da Cocamar, Renato Watanabe, integrou a agenda de palestrantes no Painel 2, que versou sobre Soluções e Demandas das Empresas do Agronegócio. Watanabe discorreu sobre a importância do cooperativismo na adoção de sistemas de ILPF.

O gerente técnico destacou que a cooperativa vem incentivando a integração há mais de duas décadas, citando que atualmente são mais de 200 mil hectares espalhados pelas regiões noroeste do Paraná, oeste paulista e sul do Mato Grosso do Sul, onde predominam pastos degradados. A ILPF é uma das principais bandeiras da Cocamar, que conta com uma equipe de engenheiros agrônomos altamente capacitada para prestar assessoramento técnico aos produtores.

No mesmo bloco o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, falou sobre o histórico e o futuro da Associação Rede ILPF, e o gestor da mesma, Renato Rodrigues, abordou intensificação sustentável da produção de alimentos e ILPF, havendo a possibilidade no futuro de ganhos por serviços ambientais, com a fixação de carbono no solo.

O Congresso é o momento para a troca de experiências e conhecimentos, bem como para atualizações sobre os mais recentes resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação em sistemas ILPF no mundo.

De acordo com os organizadores, o principal objetivo da realização é propiciar um fórum de discussão, com aprofundamento teórico e aplicações práticas sobre aspectos tecnológicos e de sustentabilidade econômica e ambiental de sistemas agrícolas consorciados que combinem a produção integrada da lavoura, da pecuária e da floresta na mesma área e com uso eficiente de insumos.

A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Rede ILPF, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura (Semagro) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).  

Mais informações no site do evento: www.wcclf2021.com.br.


Fonte: Imprensa Cocamar


Notícias Relacionadas:



Publicidade