Cooperativas apresentam projetos finais do programa Agente de Transformação e Prosperidade Social

Publicado em: 17 março - 2021

Leia todas


Iniciada pelo Sistema Ocemg em agosto do ano passado, a primeira turma do Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS) encerrou suas atividades no último dia 09 de março, com apresentação dos projetos de conclusão do curso. O programa, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), teve como objetivo levar a expertise de trabalhar com os projetos de desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos econômico, social e da cultura local. A proposta trabalhou, portanto, estratégias organizacionais orientadas, que instrumentalizaram as cooperativas com metodologias específicas. Ao longo da iniciativa, foram feitas várias reflexões e discussões sobre o papel das cooperativas frente a questões que vão além de seus negócios. Ao todo, o ATPS contou com 66 horas de aula, 140 horas em mentoria de projetos, 22 participantes de seis municípios, contemplando 13 cooperativas.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou que “a transformação que o mundo necessita será possibilitada pelos ATPS”. Ele afirmou que se trata de um projeto muito importante para a entidade, visto que preconiza a intercooperação e a responsabilidade social, complementando: “Estamos apresentando, não só para Minas, mas para o Brasil, como atuar com eficácia em um momento tão difícil”.

Convidada a acompanhar a apresentação dos projetos, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Elizabeth Jucá, exaltou a parceria entre o Sistema Ocemg e o governo do Estado em diversas frentes. “Treinar agentes transformadores é uma questão inovadora, que nos orgulha e aumenta nossa parceria. Precisamos dar as mãos, porque Minas tem, hoje, cinco milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, ¼ da nossa população, de acordo com nossa estimativa após a pandemia. Se não agirmos juntos, não conseguiremos mudar esse cenário. Não estou falando apenas de dignidade, de autoestima, de melhoria de vida, mas, principalmente da questão econômica. Essas pessoas no mercado de trabalho irão girar a economia mineira e, então, conseguiremos desenvolver o Estado de forma sustentável”, frisou.

Já Nádia Rampi, diretora Estatutária na FDC e líder do Centro Social Cardial Dom Serafim, complementou que o programa “não está apenas formando, mas multiplicando milhares de novos Agentes de Transformação Social”. Ela reforçou ainda o caráter inovador da iniciativa e do Sistema Ocemg na sua proposição e aplicação junto ao público do setor.

Projetos variados

O grupo de cooperativistas concluintes do programa ATPS apresentou os projetos criados a partir das experiências ao longo do curso. As temáticas abordadas foram variadas, considerando as características e as necessidades de cada região onde as ações serão colocadas em prática, além da atuação em intercooperação.

O Sicoob Aracoop focou esforços no projeto Revitalização da Cadeia Econômica do Turismo em Três Marias, cidade situada na área de atuação da cooperativa, que tem matriz em Araguari e está presente em outros 15 municípios mineiros. O propósito é fortalecer o turismo local, com apoio da comunidade e em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Já o grupo formado por cooperativas e entidades que atuam em Belo Horizonte, incluindo Sistema Ocemg, Coopmetro e Sicoob Credimonte, apresentou a iniciativa Agente Cooperativista de Transporte (Personal Shopper). A ação é voltada para a comunidade do Alto Vera Cruz, localizada na capital, e enfoca a formação de profissionais de delivery, trabalho potencializado nos últimos anos, principalmente, devido à pandemia. “Unimos a expertise da Coopmetro no sistema de entregas, com a do Sistema Ocemg em capacitação e treinamento dos profissionais, juntamente com o Sicoob Credimonte provendo a viabilização financeira dese projeto”, ressalta João Henrique Couto, gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob Credimonte. Ele explica que o personal shopper vai além da entrega, ele é instruído a cuidar e zelar pela mercadoria, entendendo todo o processo e até fazendo a compra em nome do cliente.

Em Carlos Chagas, o projeto Centro de Oportunidade de Negócios (Com), proposto pela Coeducar e pelo Sicoob Carlos Chagas, tem o intuito de transformar o antigo Mercado Municipal em um local de referência em negócios planejados, por meio da capacitação de empreendedores, gerando riqueza, emprego e renda para a comunidade. Como atividade prioritária na cidade é a agropecuária, o Centro buscará aprimorar o agronegócio e a agricultura familiar.

Sicoob Divicred, Sicoob Crediverde e Sicoob Centro-Oeste, cooperativas presentes em Divinópolis e Itaúna, elaboraram um projeto de Tratamento de Resíduos Sólidos nas duas cidades. As motivações para a ação, foram, por exemplo, o baixo percentual de tratamento de resíduos sólidos nos locais, a falta de sensibilização da população para a separação do lixo, o potencial financeiro pouco explorado da atividade, assim como a desorganização e as más condições de trabalho dos catadores de lixo distribuídos em cinco associações em Divinópolis, onde a iniciativa será aplicada de início e, posteriormente, levada para Itaúna.

Fomentar o Turismo em Lajinha é a proposição de Sicoob Credicaf, Coocafé e Coopcel. O município, no extremo leste do Estado, possui grande representatividade na cafeicultura, o que o torna local em potencial para o agroturismo, com visitas nas propriedades, além de contar com pedras e montanhas em seu ecossistema, possibilitando roteiros paradisíacos.

Por fim, o grupo de Pimenta e Piumhi, composto pelo Sicoob Credialto e pelo Sicoob Credipimenta, seguiu a linha do Turismo Sustentável e Importância da Reciclagem. Banhada pela represa de Furnas, a cidade de Pimenta tem alto potencial para crescer em visitantes, mas as cooperativas pretendem dar igual importância para a conservação do meio ambiente durante as visitas, promovendo trilhas limpas às cachoeiras, visando à preservação das paisagens e maior movimentação do comércio local.


Fonte: Sistema Ocemg


Notícias Relacionadas:



Publicidade