Cooperativas são certificadas por contribuírem para reduzir emissão de carbono

Publicado em: 09 dezembro - 2021

Leia todas


As cooperativas paranaenses Castrolanda, Agrária, Frísia, Lar e Central Sicredi PR/SP/RJ estão entre as 70 empresas que receberam certificados do Selo Clima Paraná, em solenidade ocorrida na noite de terça-feira (07/12). A prefeitura de Maringá também foi contemplada. A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O Selo reconhece quem, voluntariamente, mede, divulga e reduz a produção de carbono para amenizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas.

O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, reunindo os responsáveis por mais de 50% do PIB do Estado. O Selo Clima Paraná está na 7ª edição e aponta redução de 39 mil toneladas na emissão de carbono pelas empresas que conquistaram o Selo Clima Paraná Ouro Plus, o que equivale ao sequestro anual de carbono de 7.500 hectares de floresta, ou seja, aproximadamente 10 mil campos de futebol.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destaca que a marca da sustentabilidade contribui para o interesse dos mercados internacionais na compra de produtos do Paraná. “De nada adianta ter o melhor processo industrial sem ter um processo consolidado a nível municipal, estadual e nacional. O grau de sustentabilidade ambiental faz toda a diferença no momento em que pretendemos colocar nossos produtos nos mercados do País e do Exterior”, afirma.

De acordo com ele, para melhorar ainda mais essa visibilidade, a Secretaria estuda a modificação do formato do Selo Clima Paraná, com novas categorias. O projeto conta com o apoio da Fiep, que representa o setor das indústrias, a qual mostrou maior engajamento na edição deste ano.

Da agroindústria, 130 unidades produtivas foram reconhecidas, entre cooperativas agroindustriais, frigoríficos, abatedouros, fábricas de rações e florestas comerciais. O número representa 70% dos participantes. “A Fiep é a casa do empreendedor industrial. Entendemos que esta é uma iniciativa inédita por parte de um Governo Estadual”, afirmou o vice-presidente da Federação, Abílio de Oliveira Santana.

Os 71 certificados entregues pelo Selo Clima Paraná 2021 são referentes aos inventários de 177 unidades industriais, distribuídas em 66 municípios. O Selo possui três categorias: Original, Ouro e Ouro Plus. O Original foi entregue para as empresas que emitem inventário simplificado. Ela representa um primeiro passo para o domínio de metodologias de contabilidade de emissões.

A categoria Ouro premia as empresas que apresentam inventários completos, auditados por terceira parte independente, acreditado pelo Inmetro e seguindo os ditames das normas técnicas ABNT-ISO.

Já o Ouro Plus foi entregue para as empresas com inventários completos, auditados por terceira parte independente, e que comprovem redução das emissões em índice compatível com as metas do Brasil no Acordo de Paris.


Fonte: Sistema Ocepar, com informações da Agência de Notícias do Paraná


Notícias Relacionadas:



Publicidade