Cooperativistas do Panamá conhecem Sistema Unimed

Publicado em: 23 setembro - 2021

Leia todas


Com as restrições às viagens internacionais por conta da pandemia, a troca de experiências entre cooperativas de diferentes países teve que ser adaptada. Mas, se engana quem pensa que a intercooperação brasileira foi interrompida! Delegações estrangeiras, que anteriormente vinham ao país para conhecer nossas boas práticas, continuam sendo recepção recebidas pelo cooperativismo brasileiro, mesmo à distância.

Uma prova desta nova era das trocas de experiências internacionais foi o encontro virtual realizado nesta terça-feira (21) entre dirigentes do Sistema Unimed, maior cooperativa de saúde do Hemisfério Sul, com cooperados da Central Cooperativa Profesionales R.L., do Panamá. Mais de 250 membros da cooperativa, que é a maior do país centro-americano, participaram do encontro, promovido pela Aliança Cooperativa Internacional.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, apresentou o histórico da Unimed e participação na expansão e modernização dos serviços médicos e de saúde no Brasil e colocou o conglomerado cooperativo brasileiro, presente em todo o território nacional, à disposição dos dirigentes panamenhos para transferência de conhecimento e práticas bem-sucedidas de gestão e governança cooperativa.

Já a presidente do Conselho da Central Cooperativa Profesionales, que congrega profissionais de diversas áreas relacionadas à saúde, Bethania Melendéz, agradeceu a parceria com o sistema cooperativista brasileiro. A central cooperativa está expandindo sua participação no mercado local e busca conhecer boas práticas brasileiras que possam apoiar crescimento de seus negócios.

O encontro também contou com a participação da presidente da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas, Graciela Fernandez e do representante do Brasil no Conselho de Administração da ACI-Américas, José Alves. A troca de experiências foi promovida pela Aliança, que tem desenvolvido diversas ações de cooperação internacional entre os movimentos cooperativistas americanos.


Fonte: Sistema OCB


Notícias Relacionadas:



Publicidade