Curso de licitação capacita cooperativas do Amapá e amplia opções de mercado para seus produtos e serviços

Publicado em: 01 dezembro - 2020

Leia todas


Fechando a série de treinamentos e capacitações do ano de 2020, a OCB/Amapá promoveu um curso específico sobre licitações públicas e privadas que abriu a visão das cooperativas locais rumo a novos mercados além do Amapá.

O Curso Preparatório para Licitações reuniu conselheiros, sócios-cooperados, diretores, parceiros externos das cooperativas durante dois dias, quinta-feira (26) e sexta-feira (27), na sede da OCB/SESCOOP-AP, na região central de Macapá.

A instrutora do curso, a advogada Carla de Oliveira, especialista nesta área, trabalhou conceitos gerais da lei 8666/93, a Lei de Licitações, e explanou sobre situações práticas envolvendo concorrências com a participação de cooperativas.

Ela utilizou uma metodologia envolvendo teoria aplicada à prática a partir de relatos e experiências dela – que já presidiu Comissões Permanentes de Licitação – e do público presente.

“Fizemos uma visão panorâmica, mas também abordamos questões de cunho prático para visualizarmos melhor a teoria, isso facilita a compreensão dos participantes e os projeta para uma futura participação em licitações”, analisou a advogada.

No segundo dia de curso, a advogada mostrou os mecanismos e ferramentas de sistemas e plataformas digitais para localização de licitações que possam participar em todo o Brasil.

“Através desses sistemas eles têm acesso a todos os tipos de contratos, de prestação de serviços e produtos que podem verificar se podem participar em todo território nacional e os procedimentos para se cadastrar a participar destas licitações. Estamos deixando-os preparados para buscar os meios em que vão se lançar no mundo das licitações”

A instrutora também fez uma explanação minuciosa sobre editais de licitação, desde os requisitos básicos até termos de referência.

“É preciso participar, pegar experiência, para saber como funciona, tem que ter ousadia”, recomendou.

A sócia-cooperada da CoopMaracá, Vaneza Oliveira, já tinha experiência em participar de certames, mas afirmou que o curso ofertado Sistema OCB/SESCOOP-AP aumentou os conhecimentos técnicos específicos, que fazem a diferença na hora de encarar uma concorrência.

“Para vencer uma licitação é preciso conhecer os detalhes, as particularidades da legislação e no trato com o edital. Por isso é fundamental as especificidades e dicas preciosas, que o curso está exatamente proporcionando. Uma troca de experiência muito valorosa com a Dra. Carla”, opinou a cooperada.

A superintendente a OCB/SESCOOP-AP, Patrícia Sousa, ressaltou a possibilidade que a capacitação proporciona em expandir os negócios para as cooperativas amapaenses.

“Queremos que as cooperativas não se limitem apenas à praça de Macapá, mas que queiram expandir para o Brasil, isso é possível com conhecimento técnico e é isso que esperamos contribuir”, analisou a superintendente.

A presidente do Sistema OCB/SESCOOP-AP, Maria Nascimento, também destacou a amplitude do treinamento.

“Foi um curso de um alcance muito grande dentro da nossa seara que é o Cooperativismo, pois reuniu conselheiros, sócios-cooperados, diretores, parceiros externos, então, daqui pra frente, as cooperativas do Amapá, estão mais preparadas para buscar novos mercados”, avaliou Nascimento.


Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/AP


Notícias Relacionadas



Publicidade