Dia de Cooperar é incluído no calendário oficial de eventos de SC

Publicado em: 20 dezembro - 2020

Leia todas


O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), Luiz Vicente Suzin, comemora a decisão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) de incluir o Dia de Cooperar (Dia C) no calendário oficial de eventos de Santa Catarina.

A intenção do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos, que possam gerar benefícios constantes ao longo do ano para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. As iniciativas estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e contribuem para o alcance das 169 metas traçadas para tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual até 2030.

“O Dia C possibilita unir e reconhecer as iniciativas das cooperativas, além de valorizar a intercooperação em prol de um bem comum. No dia a dia do sistema cooperativista observamos belos exemplos de projetos que promovem a educação de qualidade, democratização da cultura, acesso à saúde, cuidado com o meio ambiente” analisa Suzin ao comentar que a celebração é o momento propício para expor à sociedade os resultados atingidos.

O Projeto de Lei é de autoria do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da ALESC (Frencoop), deputado Moacir Sopelsa. A proposta institui o primeiro sábado de julho para o evento – mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo – com a intenção de fomentar o voluntariado cooperativista e estimular iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras. 

O movimento Dia C surgiu em Minas Gerais em 2009. Em 2013, foi expandido para oito Estados, e, em 2015 já era realizado em todo o País. Em Santa Catarina o evento está consolidado e diversas cooperativas em conjunto com o SESCOOP e a OCESC promovem a celebração para demonstrar a importância do cooperativismo para a comunidade e para o desenvolvimento da economia dos municípios.

Neste ano, em virtude da pandemia da covid-19, o Dia C foi celebrado por meio das redes sociais. O propósito foi divulgar e incentivar as cooperativas a desenvolverem ações que auxiliem as comunidades em que estão inseridas no combate ao novo coronavírus e aos reflexos gerados pela crise sanitária. 

Entre as iniciativas das cooperativas catarinenses estiveram doações de equipamentos aos hospitais, financeiras, alimentos, materiais de higiene e itens de proteção individual; atendimentos de saúde; orientações financeiras aos cooperados e divulgação dos métodos para o controle sanitário.


Fonte: OSESC


Notícias relacionadas



Publicidade