Escola de ensino fundamental cria cooperativa em Ernestina

Publicado em: 07 outubro - 2020

Leia todas


Finalidade educativa visa desenvolver atividades econômica, sociais e culturais em benefício dos associados

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alfredo Sachser, localizada na comunidade de Três Lagoas, interior do município de Ernestina, implantou a Cooperativa Escolar União e Conquistas, em 2019, como finalidade educativa de desenvolver atividades econômica, sociais e culturais em benefício dos associados.

O objetivo inicial era o aprendizado voltado à produção de trufas para serem comercializadas pelos alunos nas promoções da escola. Neste ano, em reunião à distância, devido a pandemia da Covid-19, a diretoria avaliou a possibilidade de fabricar produtos de higiene e limpeza, visando estimular a prevenção e manutenção da saúde através dos cuidados básicos de higiene. Após avaliação, iniciou a produção dos produtos com apoio da Emater/RS-Ascar.

A escola funciona no turno da manhã e atende 40 alunos, sendo a maioria filhos de pequenos agricultores, que tiram seu sustento de atividades agrícolas como o plantio de cereais, da bacia leiteira, da agricultura familiar e uma minoria de outras atividades.

O educandário participa de projetos voltados à educação ligados ao meio rural, que visa formar indivíduos conscientes e capazes de interagir com a natureza e com o meio onde estão inseridos, de uma forma benéfica, fazendo com que eles tenham interesse pelas atividades agrícolas e permaneçam no meio rural.

O processo de criação da cooperativa escolar iniciou em 2019 para implementar uma proposta de trabalho voltada à educação cooperativa, na formação de valores e na construção da cidadania, uma educação que estimule a autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.

Foram realizadas de reuniões de estudos, planejamento com metas e criação do estatuto em 19 de novembro. A iniciativa contou com a apoio da Secretária de Educação, Emater-RS/Ascar e Sicredi. Ainda em 2019 foi realizada a inauguração com a presença de autoridades e comunidade escolar.


Fonte: Portal Diário da Manhã


Notícias Relacionadas



Publicidade