Faculdade cooperativa é referência em soluções educacionais em saúde

Publicado em: 28 junho - 2021

Leia todas


A pandemia mudou as perspectivas do sistema de saúde no mundo inteiro e discussões sobre a escassez de profissionais no setor passaram a fazer parte da agenda de governos e da sociedade. Até 2030, estima-se que o déficit global chegará a mais de 18 milhões de profissionais de saúde, segundo a consultoria KPMG.

Consolidar-se como instituição especialista e de referência nacional na formação de profissionais para assistência e gestão em saúde, difundir conhecimentos, fortalecer a educação no Sistema Unimed e no Brasil. Esses são alguns dos objetivos da nova gestão da Fundação e Faculdade Unimed, eleita para o ciclo 2021-2025. A nova diretoria tomou posse na manhã desta quinta-feira (17), em Belo Horizonte.

Com 26 anos de história, a Fundação mantém a Faculdade Unimed que, desde 2016, é a instituição de ensino superior do sistema de cooperativas médicas que lidera a saúde suplementar no Brasil. Credenciada pelo Ministério da Educação, a Faculdade oferta de cursos de graduação, pós-graduação e curta duração, presenciais ou a distância, nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo. A instituição vem se consolidando e já capacitou mais de 150 mil profissionais no país.

Também nessa quinta-feira, foi assinado um memorando de entendimento com a Fundação Dom Cabral, reconhecida entre as dez melhores escolas de negócios do mundo, para desenvolver soluções educacionais e um programa de cooperação acadêmica, científica e cultural em campos de interesse mútuo. A parceria envolverá troca de experiências, permuta de recursos de ensino, intercâmbio de professores e elaboração de novos cursos, entre outras iniciativas.

Projeto para um think tank

A presidência da Fundação e a diretoria-geral da Faculdade agora estão a cargo do médico do trabalho e sanitarista Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed desde 2015. O projeto da nova gestão é transformar a instituição em um think tank do setor de saúde nos próximos quatro anos, gerando e disseminando conhecimentos de gestão, incubando modelos de atenção à saúde mais efetivos e sustentáveis. Outra importante vertente é o desenvolvimento da cultura de cooperação, associando-a a ferramentas mais contemporâneas de gestão e governança.

“Nossa visão é consolidar a Fundação e Faculdade Unimed como referência para todo o setor de saúde, como um verdadeiro laboratório de ideias. Queremos transformar as nossas cooperativas, fortalecer sua competitividade no mercado de saúde suplementar e construir pontes que nos levarão rumo à inovação e a um futuro melhor”, afirma Helton Freitas. O presidente destaca, entre os primeiros passos, estreitar o relacionamento com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parcerias para fomentar as cooperativas Unimed.

“Em 2021, completamos 50 anos da presença nacional do Sistema Unimed, que hoje alcança 84% dos municípios, nas cinco regiões do país. Atendemos a mais de 18 milhões de brasileiros”, cita o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, também diretor de Relações Institucionais da Fundação. “A capacitação e o desenvolvimento permanente de nossos médicos cooperados, dirigentes e colaboradores são um grande ativo estratégico, o que faz da Fundação e da Faculdade Unimed um dos pilares de sustentabilidade do nosso Sistema”, analisa.

Compõem ainda a nova gestão o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Unimed e presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, e o diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed e presidente da Central Nacional Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra. A Diretoria Acadêmica da Faculdade Unimed será assumida pelo médico Fábio Leite Gastal.

Fundação e Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed oferece hoje 301 cursos no total, sendo 171 on-line, 107 livres, 21 de pós-graduação e dois de graduação tecnológica. Conta com 89 colaboradores e mais de 200 professores. Sua sede está em Belo Horizonte, com polos educacionais em todas as regiões do país, como nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Recife (PE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Governador Valadares (MG) e Ji-Paraná (RO).

Mantenedora da Faculdade, a Fundação Unimed foi criada em 1995 para suprir a demanda por capacitação e desenvolvimento profissional para o Sistema Unimed. No entanto, a atuação não se restringiu ao Sistema e suas soluções educacionais nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo estão disponíveis a todo o mercado.

Em 2020, a Faculdade Unimed potencializou a área de educação a distância, com a entrega de 117 projetos e a virtualização dos cursos de graduação e pós para continuidade das aulas na pandemia. Também foram lançados os cursos de graduação EAD em Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar. Houve ainda a formatura da primeira turma de graduação, do curso de Gestão Hospitalar. Além disso, a instituição trabalha com demandas in company, principalmente para o Sistema Unimed.

Nova Diretoria Executiva

  • Dr. Helton Freitas – Presidente da Fundação Unimed e Diretor Geral da Faculdade Unimed (também presidente da Seguros Unimed)
  • Dr. Omar Abujamra Junior – Diretor de Relações Institucionais da Fundação Unimed (também presidente da Unimed do Brasil)
  • Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra – Diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed (também presidente da Central Nacional Unimed)
  • Dr. Adelson Severino Chagas – Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Unimed (também presidente da Unimed Participações)
  • Dr. Fábio Leite Gastal – Diretor Acadêmico da Faculdade Unimed
  • Márcio Morais Barbosa – Diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade Unimed

Fonte: Fundação e Faculdade Unimed


Notícias Relacionadas:



Publicidade