Feira de cooperativa traz lançamentos da cafeicultura nacional para reduzir custos nas lavouras

Publicado em: 01 fevereiro - 2022

Leia todas


Femagri começa hoje, 1 de fevereiro, e segue até o dia 25/02, em ambiente 100% digital

A Femagri — Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas começa nesta terça-feira, 1º de fevereiro, trazendo oportunidades de negócios e lançamentos para os mais de 17 mil cooperados.

Dentre as principais novidades deste ano está uma máquina 2 em 1 que centrifuga e transporta em fluxo contínuo todos os tipos de cafés que são processados na via úmida, deixando-os enxutos para os processos seguintes de secagem. Trata-se de um equipamento versátil, de fácil instalação e integração à estrutura pré-existente, não requerendo obra civil.

Haverá também um lançamento para o produtor que busca uma selecionadora eletrônica de café. Após os cafés passarem pela pré-limpeza, lavador/separador e peneirão rotativo, esta tecnologia os direcionam para a moega de abastecimento da selecionadora, onde são dosados por alimentadores vibratoriais para controle do fluxo.

Assim, o café passa através de uma cortina de ar e, na sequência, é transferido para a esteira transportadora por meio de um tobogã para estabilização dos grãos. Na esteira, os cafés ganham velocidade para serem arremessados para a unidade óptica, que faz uma análise imediata. Quando um grão defeituoso é identificado, o mesmo é removido do fluxo da selecionadora por uma ejeção de ar comprimido. Esta selecionadora, segundo a organização das feiras, é a única que possui sistema óptico full color de alta resolução, além de contar com um sistema operacional de fácil e rápida configuração devido à utilização de ajuste automático de sensibilidade.

Negociação

A feira contará com mais de 80 empresas participantes, trazendo mais de 9 mil itens para venda aos cooperados. Dentre as possibilidades de negociação, os cooperados poderão fazer suas aquisições por meio da operação Barter, na qual o café vira a “moeda” de pagamento, com a possibilidade de travar o café em até cinco parcelas anuais.

O gerente de planejamento, administração e serviços da Cooxupé, Elmo Donizetti de Cístolo, lembra que o período pandêmico trouxe grande impacto na industrialização de produtos e maquinários, gerando atrasos nas entregas. A previsão de uma possível melhora na entrega de máquinas é para o segundo semestre de 2022.

“São momentos oportunos para o cooperado planejar sua colheita sem dificuldades e realizar negócios, pois a Cooxupé se preparou adquirindo produtos para estoque e entrega imediata”, pontua Cístolo.

Como acessar?

O acesso ocorrerá por meio de site, do APP Cooxupé disponível para Android e IOS, além de atendimento nos núcleos da cooperativa.

Os cooperados que ainda não fizeram o download do aplicativo da Cooxupé só precisam acessar as lojas virtuais de seus aparelhos mobile (Android ou IOS) para baixar o aplicativo. Dentro deste APP, o produtor terá acesso à Femagri.

No APP Cooxupé, por exemplo, o cooperado tem acesso a todas as empresas participantes e, também produtos, imagens e especificações técnicas.

Ao ter interesse em algum produto, o produtor deve solicitar um orçamento no próprio APP. A ferramenta imediatamente enviará uma solicitação para a equipe de vendas, que entrará em contato com o cooperado para passar todas as informações comerciais.

Já em relação aos atendimentos nos Núcleos da Cooxupé, a equipe de vendedores receberá os cooperados em horário comercial, seguindo todos os protocolos sanitários.


Fonte: Imprensa Cooxupé


Notícias Relacionadas:



Publicidade