Fórum reunirá cooperativas agropecuárias de todo o Nordeste

Publicado em: 10 maio - 2016

Leia todas


Nos dias 15, 16 e 17 de maio, cooperativas do Ramo Agropecuário de todo o Nordeste estarão reunidas para a primeira edição do Fórum Baiano das Cooperativas Agropecuárias, desenvolvido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA.

O evento será realizado em Petrolina/PE e abordará o tema “Cooperativismo Agropecuário, Situação e Perspectivas Econômica Atuais”. O objetivo principal do Fórum é criar meios de estimular a intercooperação e fortalecer as parcerias entre as cooperativas para o desenvolvimento e crescimento das mesmas.

Além das cooperativas, foram convidados para participar do o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Semiárido – Embrapa Semiárido, o Banco do Nordeste do Brasil, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, e a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

De acordo com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, o Fórum é uma oportunidade para que as cooperativas possam obter maiores conhecimentos sobre o setor, criar oportunidades de intercooperação e buscar maior participação nos mercados. “O Sistema OCEB busca oferecer oportunidade às cooperativas baianas para que aperfeiçoem sua gestão e ampliem a participação no mercado, sempre atendendo a necessidade dos cooperados”, pontua o presidente.

O coordenador nacional do Ramo Agropecuário na Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Luiz Roberto Baggio, ministrará a palestra principal do evento “situação econômica e política de comercialização agrícola atual”, abordando sobre a situação do Ramo no Brasil e no mercado externo, além das perspectivas do mercado, entre outros.

Os presentes terão a oportunidade de participar de uma rodada de negócios entre as cooperativas da região, além de realizarem uma visita a Cooperativa Agrícola de Juazeiro – CAJ, fundada desde 27 de maio de 1994, sendo uma das maiores e mais bem-sucedidas cooperativas de produtores do Vale do São Francisco.

Cooperativismo Agropecuário

As cooperativas do Ramo Agropecuário são as mais conhecidas pela sociedade brasileira, participando significativamente nas exportações e, ao mesmo tempo, abastecendo o mercado interno de produtos alimentícios; formando hoje o segmento economicamente mais forte do cooperativismo brasileiro. Na Bahia, são 33 cooperativas do Ramo Agropecuário registradas no Sistema OCEB.