Fundação mantida pela Aurora Coop comemora 14 anos de incentivo ao exercício da cidadania

Publicado em: 18 fevereiro - 2022

Leia todas


Atividades da Kombi Biblioteca Itinerante com a participação de voluntários – Foto: Aurora Coop

Incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento socioambiental e cultural em diversos municípios brasileiros. Esse posicionamento tem marcado a trajetória da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) – uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Chapecó (SC) e mantida pela Aurora Coop –, que comemora, nesta sexta-feira (18), 14 anos de atividades. A entidade acredita que atitudes socialmente responsáveis são a expressão de uma nova ética na condução dos negócios, apoiada por ações de cidadania.

De acordo com o presidente da FALB, Oscar Trombeta, a história da entidade está pautada na transformação das pessoas, dos ambientes e das comunidades em que atua, o que incentiva o exercício da cidadania e em paralelo busca atender as necessidades de pessoas em condição de vulnerabilidade. 

“Em 2021, mantivemos o foco nas ações socioambientais. Com a parceria do Instituto Guga Kuerten, da Unimed e do Brasil Sem Frestas contribuímos para mitigar necessidades de várias comunidades. Com ações solidárias contribuímos com diversas entidades de Pessoas com Deficiência, Hemosc, Cruz Vermelha, associações de catadores de materiais recicláveis, escolas, entre outras. Isso comprova a capilaridade das iniciativas que atuam de forma solidária e como fator de transformação”, assinala o presidente da FALB.

BALANÇO 2021

Para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar nas comunidades nas quais a cooperativa está inserida, a FALB executa os seguintes programas: Amigo Energia (incentiva o trabalho voluntário empresarial), Eco Cooperação (educação ambiental e sustentabilidade), Atitute Agora (inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência), Vivendo Saúde (promoção da qualidade de vida), Vozes do Corpo (através da cultura da dança, proporciona o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade pessoal e social) e Centro de Memória Aury Luiz Bodanese (organiza e preserva a documentação histórica da sua mantenedora).

Os números da FALB, segundo a diretora administrativa da entidade Sonara Ramos, comprovam os impactos positivos nas comunidades beneficiadas, que resultam no crescimento econômico e social. Conforme o relatório anual da Fundação, em 2021 foram realizadas 496 ações em 44 unidades da Aurora Coop, o que representa a atuação em 31 municípios de 12 estados da Federação, com a cooperação de 2.903 voluntários. Ao todo foram atendidas 18.204 pessoas. Todas as ações foram desenvolvidas conforme as regras sanitárias em vigor e com olhar para a segurança dos voluntários e participantes.


Fonte: Assessoria Aurora Coop


Notícias Relacionadas



Publicidade