Governo de Goiás anuncia pacote de retomada da economia por meio do cooperativismo

Publicado em: 30 junho - 2021

Leia todas


Medidas visam à recuperação da economia goiana, impactada pela pandemia da Covid-19,  a partir do programa Coopera Goiás, que tem a meta de fomentar a criação de 200 cooperativas até 2022 e gerar 30 mil empregos

A Semana no Cooperativismo, celebrada no início de julho, tem como destaque a divulgação de importantes medidas pelo governador Ronaldo Caiado, que fará nesta quinta-feira (1), a partir das 14h, no espaço Inovacoop Goiás, o anúncio de um pacote para o fortalecimento da economia goiana por meio do cooperativismo. Na oportunidade também serão tratadas outras questões importantes para o setor em Goiás, como as cadeiras do Sicoob e Sicredi no CDE/FCO,  a isenção de taxas para a abertura de novas Cooperativas na Juceg e a  proposta de uma nova Lei Estadual do Cooperativismo.

Devem estar presentes, além do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), presidente da Alego, o secretário da Retomada, César Moura, o presidente da Juceg, Euclides Barbo, o secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Celso Toshito Matsuda, o diretor superintendente do Sebrae/GO, Antônio Carlos Lima Neto, o reitor da UFG, Edward Madureira, além de outras lideranças políticas e classistas ligadas ao setor produtivo e ao cooperativismo.

A partir das 15h, será feita a apresentação do Projeto Incubacoop, referente à ação “Adote uma Cooperativa“, e a divulgação do estatus da criação de duas cooperativas em São Miguel do Passa Quatro (GO), onde se desenvolve o projeto-piloto do Incubacoop, com a presença do prefeito  do município, Gilmar de Souza (DEM). Das 14h às 17h, serão realizadas consultorias presenciais e/ou on-line para grupos interessados em constituir cooperativas.

O Sistema OCB/GO, em parceria com o Governo do Estado e com o Sistema S, desenvolve o Programa Coopera Goiás, que tem o Incubacoop como um de seus principais projetos. A intenção é estimular a criação de 200 cooperativas no Estado até o fim de 2022, com a geração de aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a Semana do Cooperativismo, que  em Goiânia antecede o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, é uma oportunidade para destacar esse modelo de negócios, disseminando informações sobre o seu potencial, e para divulgar agendas importantes ao setor. “Temos a intenção de promovê-la também no interior, sempre antes de grandes eventos e feiras locais”, informa o dirigente.

O secretário de Estado da Retomada, César Moura, afirmou que uma de suas principais missões na Secretaria da Retomada é fazer todas as conexões necessárias que resultem na divulgação e estímulo à prática cooperativista. “Seja pelo importante papel econômico e social, fazer parte de uma cooperativa colabora no desenvolvimento regional, o que é uma das políticas públicas mais defendidas pelo governador Ronaldo Caiado desde o início de sua gestão e reforçada com o lançamento do Coopera Goiás, em dezembro de 2020”, destaca.

Abertura

A  Semana do Cooperativismo será aberta nesta quarta-feira (30 de junho) e segue com extensa programação até o sábado (3 de julho), quando é celebrado o Dia de Cooperar (Dia C Goiás). O evento terá início às 9h30, no Espaço Inovacoop Goiás, com as boas-vindas aos presentes e pronunciamento do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e do titular da Secretaria de Estado da Retomada, César Moura.

No evento de quarta-feira, um dos destaques será a palestra “Tião, do lixão ao Oscar”, entre 10h e 12h, com o presidente da  Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG), Sebastião Santos. Rafael Sôffa (Retomada) e Emanuell Lopes (OCB/GO), Fernando Bartholo (UFG) e Juliano Araújo (MP-GO) serão os intermediadores da apresentação. Tião Santos foi o protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar em 2011. A palestra será transmitida pelo canal GoiásCoop Live, no Youtube (https://bit.ly/3gzHRrf).

Live do Dia C Goiás

No Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, o Sistema OCB/GO realiza uma transmissão especial pelo Youtube, ao vivo. O evento celebra o resultado estadual do Dia de Cooperar, o Dia C Goiás 2021. Será a partir das 15 horas, no canal e os nomes das cooperativas responsáveis por essa grande intercooperação voluntária. O público também vai assistir a uma palestra do campeão olímpico e mundial Tande, com o tema “A vida é um jogo”. O grupo de samba Heróis de Botequim também faz um show especial de duas horas, para todo mundo dançar e se divertir em casa. Haverá sorteio para os internautas: dez bolas de vôlei autografadas pelo campeão Tande e uma réplica da medalha olímpica conquistada pela Seleção Brasileira de Vôlei. A Live do Dia C Goiás será apresentada pelo jornalista Matheus Ribeiro e transmitida direto do Inovacoop Goiás, o HUB de inovação do cooperativismo goiano, que fica na sede da OCB/GO.

Serviço:

Semana do Cooperativismo

A programação pode ser conferida pelo canal GoiásCoop Live, no Youtube (https://bit.ly/3gzHRrf)


Fonte: Comunicação Sistema OCB/GO


Notícias Relacionadas



Publicidade