Hackathon cooperativo: como a tecnologia pode ser usada para estabelecer cooperativas?

Publicado em: 04 novembro - 2020

Leia todas


Usando a tecnologia como uma ferramenta para estabelecer grupos de negócios centrados nas pessoas

As inscrições já estão abertas para a terceira edição do Coopathon , um hackathon cooperativo para explorar o uso da tecnologia como uma ferramenta de transformação digital para estabelecer negócios centrados nas pessoas, como as cooperativas. 

Organizada pela Aliança Cooperativa Internacional Ásia e Pacífico (ICA-AP) em colaboração com a parceria # Coops4dev ICA-UE, a iniciativa visa fornecer soluções sustentáveis, inovadoras e tecnologicamente capacitadas para enfrentar os desafios nos setores sociais e de serviços. As soluções também deverão estar alinhadas com os valores e princípios cooperativos.

O Coopathon 3.0 acontecerá de 11 a 14 de dezembro de 2020, sob o tema ‘Tecnologia e Identidade Cooperativa’. O evento acontecerá antes do 33º Congresso Cooperativo Mundial , a ser realizado em Seul, Coreia do Sul, em dezembro de 2021, sob o tema ‘Aprofundando nossa Identidade Cooperativa’. É o terceiro de seu tipo em uma série de eventos semelhantes organizados para encorajar a infusão de tecnologia, modelos inovadores de empreendedorismo coletivo e a participação de jovens no ecossistema cooperativo. 

Os dois eventos anteriores foram realizados no Instituto Indiano de Gestão-Kozhikode (IIM-K) em 2018 e na União Cooperativa Nacional da Índia (NCUI), Nova Delhi, em 2019. Devido às restrições da Covid, a terceira edição da Coopathon ser um evento hackathon totalmente online, para participantes da região da Ásia e do Pacífico. É a primeira vez que o ICA-AP está organizando uma Coopathon online e em nível internacional.

A iniciativa Coopathon ressoa com vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo ODS9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ODS8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 10 (redução das desigualdades) – e também destaca a importância de novos e inovadores estruturas que se alinham com a identidade cooperativa. 

“As cooperativas em todo o mundo são lideradas por um senso comum de identidade que foi embebido na ‘Declaração de Identidade Cooperativa’, adotada no ano de 1995”, disse uma declaração do ICA-AP. 

“Além disso, isso tem particular relevância no momento da pandemia global e crise econômica que o mundo está passando atualmente … Como negócios centrados nas pessoas, as cooperativas têm mostrado o apoio e a solidariedade para com seus membros e comunidades nesta crise. Coopathon 3.0 é uma iniciativa para fornecer uma plataforma para resolver alguns dos problemas urgentes que enfrentamos neste tempo de crise, inculcar uma cultura de inovação e resolução de problemas e, no processo, expor os participantes ao modelo cooperativo baseado em valores. ”

Os mentores do evento incluirão Iruma Tanaka (da cooperativa de consumidores Seikatsu Club no Japão), Salonie Muralidhara (um associado sênior da SEWA Cooperative Federation, Índia) e Rohan Clarke (presidente, BCCM Platform Coop Taskforce).

As três equipes vencedoras receberão prêmio em dinheiro, suporte organizacional, recursos de computação e acesso direto aos principais parceiros para desenvolver, validar e implementar as soluções desenvolvidas.

Para mais detalhes e informações, visite: www.coopathon.coop .


Fonte: CoopNews


Notícias Relacionadas



Publicidade