Instituto de cooperativa estimula formação de jovens talentos de comunidades vulneráveis

Publicado em: 08 novembro - 2021

Leia todas


Programa de aceleração para talentos de regiões de vulnerabilidade social em Porto Alegre direciona jovens para áreas da tecnologia da informação e cargos de liderança.

Instituto Unicred RS, sempre dedicado a estimular causas sociais nas comunidades em que está inserido, se uniu à Fundação Gerações e ao Farol Hub Social do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para apoiar a realização do programa DUXtec, projeto de aceleração para jovens talentos de zonas vulneráveis de Porto Alegre. A iniciativa, dedicada a jovens de 18 a 24 anos, busca estimular o desenvolvimento de habilidades de liderança, protagonismo, empreendedorismo e a criação de soluções de impacto social para as comunidades onde vivem.

Os jovens que integram o programa foram indicados por organizações sociais das suas próprias comunidades, a partir de seus perfis empreendedores e de liderança. Nesta primeira edição do projeto, os nove participantes são moradores dos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus, Mário Quintana e Vila Jardim.

A metodologia de trabalho é composta por três trilhas de formação: Competências Sociais, Competências Empreendedoras e Competências Coletivas, estudadas ao longo de quatro meses de formação. O programa possui atividades híbridas, com incentivo à permanência a partir de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 450,00 mensais, vale-transporte, notebook, pacote de internet e suporte técnico. Ao final da capacitação, os participantes poderão apresentar suas propostas de negócios de impacto social e concorrerão a prêmios para investimentos em suas iniciativas.

Entre as principais expectativas com o programa se destacam o fortalecimento emocional e profissional dos jovens selecionados, a implementação de startups socioambientais que possam ser inseridas no ecossistema do Tecnopuc e a criação de uma rede capacitada e assessorada para o protagonismo em causas de interesse coletivo e para o empreendedorismo em negócios de impacto social.

Para a Gerente do Instituto Unicred RS, Nara Lopes dos Santos, apoiar o Programa DUXtec é mais uma oportunidade de cooperar com um dos principais pilares do Instituto Unicred RS e o quinto princípio do cooperativismo: a educação: “Vimos no programa a possibilidade de acelerar a inclusão dos jovens talentos em ambientes de inovação e tecnologia, a partir da formação de novas lideranças, pois acreditamos na mudança da sociedade e do seu modo de organização e, neste cenário, é imprescindível diminuir barreiras físicas, ideológicas e discriminatórias”, finaliza.

Para saber mais sobre o projeto e seu desenvolvimento é possível acompanhar o site do programa DUX (www.geracaodux.com.br) e do Instituto Unicred RS (www.unicred.com.br/centralrs/institucional/entidade/instituto-unicred).


Fonte: Imprensa Instituto Unicred RS


Notícias Relacionadas:



Publicidade