Investir na capacitação de colaboradores é a chave do sucesso de empresa cooperativista

Publicado em: 16 dezembro - 2020

Leia todas


Eleita uma das melhores organizações para se trabalhar em SC, Acredicoop – Cooperativa de Crédito considera as pessoas o seu maior patrimônio 

Mais do que um modelo de negócios, o cooperativismo é um movimento oriundo da colaboração de pessoas unidas por interesses em comum. Com um sistema gerido de forma democrática e participativa, ele é capaz de unir o desenvolvimento econômico ao social, e aliar o indivíduo ao coletivo, em uma organização onde todos são donos da cooperativa. Esses princípios guiam também a gestão dessas organizações, como a Cooperativa de Crédito do Norte Catarinense – Acredicoop, que tem como principal propósito transformar vidas.

De dentro para fora, a sociedade cooperativista acredita que as pessoas são seu maior patrimônio e busca implementar em sua cultura e gestão, valores que acolham os colaboradores e também estimulem seu desenvolvimento junto à empresa. Práticas valorizadas pela equipe da Acredicoop, e que resultaram em reconhecimento. A cooperativa está entre as melhores empresas para se trabalhar em SC, segundo ranking divulgado pela consultoria Great Place to Work.

Esse certificado, atestado pela entidade global GPTW – referência em análise de clima, comprova a efetividade das ações implementadas pela organização, que ocupa a 19ª posição no ranking, na categoria de médio porte (de 100 a 999 colaboradores). O levantamento é realizado a partir de pesquisas internas e avaliação dos processos de gestão da empresa, tendo como fonte o próprio quadro de colaboradores.

— A conquista de um prêmio dessa magnitude representa para nós a responsabilidade e cuidado que a Acredicoop tem com o bem-estar dos nossos colaboradores que, diariamente, ajudam a transformar a vida de mais de 43 mil cooperados em diversos municípios do litoral Norte Catarinense — destaca Claudineia Domingos, analista de Gestão de Pessoas na cooperativa.

A Acredicoop iniciou suas atividades no ano de 1999, atuando diretamente nas cidades de Blumenau, Pomerode, Brusque e Joinville. Atualmente, conta com 176 colaboradores, que atuam na sede e em outras 14 unidades espalhadas pelo litoral Norte do Estado. Com planos de expansão através de um planejamento estratégico, a cooperativa já atua nos municípios de Joinville, Barra Velha, São Francisco do Sul, Araquari, Garuva e até o final de dezembro estará em Itapoá.

Compartilhando propósitos

Com base fundada nos propósitos do cooperativismo, a Acredicoop compartilha valores que estão sempre alinhados à sua conduta interna e no relacionamento com seus cooperados, tendo como principal objetivo a transformação da realidade das pessoas. Os pilares que sustentam a cooperativa estão alicerçados no conceito de ajuda mútua e responsabilidade; Democracia; Igualdade; Equidade; Solidariedade; Honestidade; Transparência e Responsabilidade Social.

Esse modelo de gestão faz parte da história da organização, inspirada nos protagonistas que fundaram a empresa e, desde então, perpetuam o conhecimento adquirido com transparência. Esses valores são passados para cada colaborador, desde o momento da sua integração no primeiro dia de trabalho.

— Nossos administradores fazem questão de fortalecer e vivenciar a nossa “visão”, “missão” e “propósito”, no ambiente de trabalho, com toda a equipe. A presidência e diretoria ficam na Sede em Joinville, mas regularmente estão em visitas nos Postos de Atendimentos, visitando cooperados e comunidade facilitando a proximidade com todo seu quadro de colaboradores e social — afirma Claudineia.

A cooperativa incentiva a autonomia, permitindo que os colaboradores expressem e emitam opiniões. Cada posto de atendimento da cooperativa conta com um agente de comunicação, que serve como apoio ao gestor. Esse agente ajuda no envolvimento e engajamento dos colaboradores, contribuindo com a compreensão das práticas da empresa. Além disso, ajudam a estabelecer uma relação próxima e de confiança com as equipes. Canais de comunicação, como portal interno, TV corporativa e WhatsApp também são bastante importantes para a cooperativa.

Cooperativa investe no protagonismo do colaborador

A Acredicoop acredita que a melhor maneira de cuidar de seu colaborador é desenvolvendo ações onde ele seja lembrado e estimulado a expandir seu potencial ao máximo. Além de realizar feedbacks e estimular uma comunicação direta dos colaboradores com a diretoria, a cooperativa também valoriza as pessoas apresentando caminhos para seu crescimento pessoal e dentro da cooperativa, através do processo de seleção interna e progressão de carreira.

Reconhecendo a capacitação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento, a organização possui uma plataforma on-line de gestão do conhecimento, com mais de 130 cursos EaD, distribuídos por meio de Trilhas de Aprendizagem. Todos os materiais disponíveis visam capacitar, desenvolver, educar e engajar o colaborador, com base nas competências esse nciais e também direcionadas ao negócio.

— Trabalhar em uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, que vive a sua essência e propósito diariamente me enche de orgulho. E a conquista do GPTW só reforça um trabalho de grandes fazedores — afirma Graziele Corrêa, do setor de Relacionamento com o Cooperado e Comunidade.


Fonte: NSC total


Notícias relacionadas



Publicidade