Jovens e mulheres dão continuidade às propostas do 14º CBC

Publicado em: 21 setembro - 2020

Leia todas


Na tarde desta quinta-feira, 17 de setembro, um encontro online promovido pelo Sistema OCB reuniu aproximadamente 100 pessoas de 3 países latino-americanos para dar continuidade a uma das prioridades elencadas no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em 2019: a inclusão de jovens e mulheres em posições de destaque e liderança no cooperativismo.

Ação inédita desde a primeira edição do CBC, a de 2019 proporcionou a um grupo de Jovens e Mulheres se tornarem Embaixadores do Cooperativismo, tendo direito a voz e voto no Congresso. E de lá para cá, o Sistema OCB deu continuidade às ações com os grupos, que agora se tornarão Comitês oficiamente insituídos.

O evento desta semana teve como objetivo promover um “reencontro” dos grupos e animá-los ainda mais para o trabalho que vem pela frente. Temas relevantes como a construção dos regimentos internos dos comitês foram apresentados aos participantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer as experiêncais internacionais de Comitês de Gênero e de Juventude, da Colômbia e do México, respectivamente.As convidadas internacionais Maria Eugenia Perez (Presidente do Comitê de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional, ACI) e Angelica Soberanes, (Presidente do Comitê de Jovens da ACI-Américas) participaram de um painel com o objetivo de inspirar os mais novos integrantes dos comitês brasileiros no desenvolvimento de seus trabalhos.

“Pudemos apresentar a este grupo, tão cheio de vontade de trabalhar, pontos importantes como direitos e deveres de um Comitê. Daqui pra frente, eles vão desenvolver seus Regimentos Internos, Planos de Trabalho, tdo isso com o constante apoio das nossas equipes técnicas. Fora a riqueza de compartilharmos as experiências de dois países com representatividade nos mais altos colegiados internacionais do cooperativismo”, comentou o Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 20 de outurbro, quando validarão as propostas de Regimentos Internos e escolherão os representantes do Comitês Gestor, que fará a interlocução com o Sistema OCB. Se quiser ver como foi o evento e conhecer as iniciativas apresentadas, basta acessar a página do Sistema OCB no YouTube.


Fonte: Sistema OCB


Notícias Relacionadas



Publicidade